A Fé Produz o Avivamento - Intimidade com Deus
Introdução
Explicação do texto.
Converteres (isto é, não era convertido) - mas curava, expulsava demônios, já tinha andado sobre o mar.
A derrota de Pedro
1. Orgulho - Lc 22:33
2. Incredulidade - Lc 22:34
3. Falta de Oração - Lc 22:45
4. Lutou contra as trevas com armas carnais - Lc 22:50
João 18:10 - Pedro é que fere a orelha de Malco
5. Seguiu de longe a Jesus - Lc 22:54
6. Comunhão com as trevas - falavam mal na rodinha em volta do fogo e Pedro no meio deles - Lc 22:55
Medo
Moisés foi se esconder no deserto com medo do Faraó
Davi fugiu para as montanhas com medo de Saul
Elias foi se esconder no deserto com medo de Jezabel
Todos os 70 - Lc 10 - (discípulos + amigos + mais mulheres, passava de 70) que seguiam a Jesus, fugiram quando Ele foi preso. Menos João, Maria e a Tia de Jesus, Maria (mulher de Clopas) e Maria Madalena (5 pessoas).
Depois da morte e antes do Pentecostes, a igreja havia-se trancado por medo. Mas depois do Pentecostes (Espírito Santo), foi trancada por falta de medo. E até trancados ganhavam almas para Jesus. Foi necessário matar.
Estevão foi o primeiro mártir.
E você?
Você tem fé. Acredita que Jesus morreu por você, preocupado com sua Salvação?
Você está escondido atrás do título de membro, ou pior, de freqüentador somente, como Pedro na rodinha do mundo, sem proclamar a sua fé a todos, independentemente do que lhe possa acontecer.
Fé?
Vou lhes dizer o que não é fé.
Há alguns anos, na Inglaterra, um assassino con¬denado, de nome Charles Peace, estava sendo con¬duzido ao cadafalso para a execução. Ao seu lado estava um clérigo, que Ihe falava. Passados alguns momentos, Charles Peace falou subitamente: "o Senhor crê realmente no que está dizendo?" "Sem dúvida," respondeu o clérigo, um tanto abalado pela veemência da pergunta.
"Não, o senhor não crê", retrucou Peace, com voz pesada. "Se eu cresse no que o Senhor afirma crer, correria ou mesmo rastejaria por toda a Inglaterra e pelos campos, ainda que estivessem cheios de cacos de vidro, para falar a homens e mulheres a respeito da minha fé. "Não, nem o senhor mesmo crê naquilo que fala!"
Mas Nós, o que Procuramos?
Cura das Doenças?
Prosperidade?
Resolução dos Problemas?
Sucesso?
Cura Interior?
Posição Social?
Destaque?
Se perguntarem para os membros de qualquer igreja evangélica:
Com sinceridade, porque vocês freqüentam a sua igreja? As respostas seriam:
- Eu gosto do edifício
- Têm Ar condicionado
- Têm Bancos Macios
- Gostamos da Música
- Termina Cedo
- Perto de minha casa
- Meninas Bonitas
- Gostamos do Pastor
Isto é Fé?
É preciso que cada um produza a sua fé. O pastor não pode produzir a fé por ti, mas pode auxiliar você a encontrá-la. Quem produz a fé é o ouvir a Palavra e tem que ser a Palavra de Deus.
Um provérbio chinês cita que é melhor ensinar a pescar que dar o Peixe. Quando os pastores curam, resolvem os problemas, dão bênçãos, estão dando o peixe. É necessário também ensinar a pescar.
A Fé Produz o Avivamento
Depois de receberem o Espírito Santo, os cristãos daqueles tempos sorriam diante da Pobreza, regozijavam-se nos açoites, orgulhavam-se da sua humilhação, cantavam à meia-noite na prisão, cortejavam a morte e distribuíam com todos, por toda parte, a vida abundante que possuíam.
O nome disto é avivamento.
Mas, como receber o Espírito Santo?
Como andar cheio do Espírito Santo?
O conhecimento da Palavra e da vontade de Deus traz o Espírito Santo. O Espírito Santo produz fé, e a fé produz o avivamento. O Avivamento gera maior necessidade de Conhecimento da Palavra e tudo volta novamente ao início.
1. Conhecimento da Palavra
- Convicção do Pecado
- Conheço o que Deus fez pelos outros e para a minha vida
No avivamento, a igreja não apenas lê a Palavra de Deus, mas busca o Deus da Palavra. Não apenas carrega a Bíblia, mas retém a Palavra. Não apenas conhece a letra da Palavra, mas conhece o Espírito da Palavra.
Onde a Palavra de Deus é deixada de lado, o Deus da Palavra é rejeitado.
Quando o povo perde a Bíblia como único referencial de fé e conduta, sua ruína é iminente.
Muitos crentes buscam apenas experiências, mas não querem saber de estudar a Bíblia. Querem sensacionalismo, grandes pregações, milagres e coisas extraordinárias, mas não estudar doutrinas. Dizem que o que importa é a luz interior, a experiência íntima, o testemunho interno do Espírito.
Mas o avivamento tira a Bíblia do baú. Tira a Bíblia da mesa da sala e a coloca no criado mudo, sendo lida todo dia.
Não seja um:
pedinte da fé,
mendigo da bênção,
ouvinte e não praticante da Palavra.
2. Conhecimento da Vontade de Deus
- Oração
- Intimidade com Deus
3. Envolto no Espírito Santo
- Crente Tocha (ilumina), e não crente guarda-chuva (vive na sombra dos outros)
4. Aumento da Fé
- Se tivéssemos fé que a História Bíblica de Jesus é verdadeira, agiríamos de outra forma.
- Se realmente acreditássemos que a Bíblia fala a verdade, que é a Palavra de Deus, estaríamos empenhados em propagar a mensagem bíblica.
O Devido Lugar da Bíblia
O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, é pouco menor que o Novo Testamento.
Embora tenha sido traduzido para outros idiomas, os muçulmanos não consideram essas versões como autorizadas. Somente a versão árabe é considerada a Palavra de Alá. Veja alguns exemplos de seu respeito ao livro sagrado:
- os bons muçulmanos nunca tocam o seu livro sagrado sem lavar as mãos;
- nunca o colocam no chão;
- nunca o carregam abaixo da linha da cintura.
Talvez nós, cristãos, pudéssemos aprender algo de nossos amigos muçulmanos quanto ao respeito para com o nosso Livro Sagrado. Embora respeitemos a Bíblia, não a consideramos um objeto digno de adoração. Por outro lado, tenho certeza de que muitos de nós poderíamos demonstrar mais reverência para com o Livro de Deus do que o temos feito. Em muitos lares chamados cristãos, permite-se que a Bíblia permaneça numa prateleira ou mesa ano após ano, sem ser notada, aberta ou lida.
Freqüentemente, livros e revistas seculares são empilhados em cima dela.
Deveríamos ter sido ensinados que nada deve suplantar a Bíblia. Portanto, deveríamos hoje, sentirmo-nos incomodados quando outras coisas estivessem empilhadas sobre a Palavra de Deus.
Embora ninguém deva ser dogmático e dizer que uma forma particular de colocar a Bíblia é correta e todas as outras são erradas, o lugar que damos à Bíblia fisicamente talvez reflita o lugar que lhe damos mentalmente. Uma coisa, entretanto, está além de qualquer discussão: é muito mais importante que os ensinos da Bíblia tenham um lugar central em nossa vida, do que o próprio Livro tenha um lugar especial na casa. Se possível os dois.
Hoje damos mais ênfase, mais cuidado, mais atenção, por exemplo, para a Igreja do que para a Bíblia. Se não houvesse a Bíblia não saberíamos da existência de Deus, assim como os muçulmanos não saberiam de Maomé, Alá, Meca, se não houvesse o Alcorão. Sem Deus não há a Igreja. Sem a Bíblia não há a Igreja, nem tampouco a Igreja.
Igreja de 4 paredes
As 4 paredes que hoje chamamos Igreja na verdade foi formada para abrigar a Bíblia, a Palavra de Deus. Pelo menos era esta a intenção da arca e do tabernáculo feito ao redor da arca. As tábuas da lei, a Palavra de Deus, estavam dentro da arca que por sua vez estava dentro do tabernáculo, a Igreja da época. Quando os filisteus levaram a arca, juntamente com seu conteúdo, a Palavra de Deus foi copiada para pergaminhos e ainda estava em posição de destaque na sinagoga, quando Jesus leu o texto de Isaías.
A sinagoga era o local onde se lia a Palavra de Deus. Oração e Adoração a Deus podia se fizer em qualquer lugar, inclusive em casa ou na rua. Mas a leitura da Palavra de Deus era reverenciada e feita na sinagoga.
Hoje damos mais importância à Igreja - 4 paredes, aos bancos, ao púlpito, aos nossos cargos e departamentos do que à Bíblia que originou toda essa construção.
Nunca esqueça disto: A Igreja foi formada em torno do livro sagrado, e não o contrário.
O que o meu coração teme é a Tua palavra. Sal. 119:161.
5. Avivamento
- O avivamento culmina com um evangelismo forte e fervoroso.
- A situação dos perdidos parece não nos afligir. Falamos de Cristo com frieza, sem urgência e sem paixão. Pessoas morrem e vão para o inferno bem diante dos nossos olhos, e isso não nos faz chorar.
Está na hora da virada.
Procura em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça que as demais coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33
Quer as coisas, busque Deus. Busque o Avivamento pela Sua Palavra.Participe de Estudo Bíblicos, E.B.D.,Palestras,etc...A paz de Deus a todos...
Olha vc pegou pesado...sem palavras...isso e uma pura verdade!!!Qualquer dia lhe vejo na tv pregando...se vc ir por esse caminho,já pensou em Camburiú...com essa divulgação da Palavra de Dios...vão lhe convidar ai se prepare...rsrsrsrsrs...bjus...
ResponderExcluiressa ta muito massa.....uahsauhsauhsuahshau
ResponderExcluirpago uma pau....suahsuhauhsauhsa...
o estudo tá ótimo,vou até copiar,kkkkkkkkkkkkkkk...