HANDEBOL


O handebol é muito parecido com o futsal, porém é jogado com as mãos, como diz o seu próprio nome em inglês: hand = mão e ball = bola.
O handebol é jogado com as mãos e o jogador só pode deslocar a bola passando-a a um companheiro ou movimentando-se com ela, batendo-a sucessivamente no chão. Pode também dar três passos sem bater a bola.
O jogo é iniciado no centro da quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola. A outra equipe deve ficar em sua área a três metros da bola. Após o apito do juiz os jogadores podem movimentar a bola em qualquer direção.
O objetivo do jogo é marcar gols, isto é, colocar a bola dentro da baliza do adversário.
Para isso é necessário:
a) que a bola seja deslocada por vários jogadores, que a passam entre si para penetrar mais facilmente na quadra adversária, uma vez que individualmente isso é muito mais difícil, mas sem invadir a área do goleiro.
b) que os jogadores de um time, passando a bola entre si, desloquem-na até uma posição que permita o arremesso à baliza.

Vence a partida a equipe que, ao final, tiver marcado o maior número de gols. Poderá também haver empate.
Uma partida de handebol é disputada por 14 jogadores. Assim, cada time deve ser formado por 7 jogadores, sendo um o goleiro. Deve haver mais 7 jogadores reservas. Portanto, no total, a equipe de handebol é formada por 14 jogadores.
Oficialmente, uma partida de handebol compõe-se de dois tempos de 30 minutos cada um e intervalo de 10 minutos.
Os oficiais contam com a participação de dois árbitros, um secretário, um cronometrista.

Observe atentamente a figura , que representa uma quadra de handebol de salão:

As linhas laterais e de fundo limitam a área de jogo, isto é, indicam onde se pode jogar.
A linha de meio de quadra ou linha central divide a quadra ao meio.
Da linha de tiro livre são punidas as faltas cometidas nas imediações da área do goleiro.
A área do goleiro ( também conhecida como área de gol ) , limitada pela linha de área do goleiro (ou linha de área de gol ) , é exclusiva do goleiro.
Da linha do tiro de sete metros é cobrada a penalidade máxima do handebol (o tiro de sete metros).

Recomenda-se na recepção de bolas:
• Receba a bola sempre com as duas mãos.
• Erga a cabeça, olhando a trajetória da bola.
• Mantenho os braços semi-flexionados para amortecer o impacto da bola.
• Incline um pouco o tronco em direção à bola.
• segurá-la prendendo-a fortemente entre os dedos, pois do contrário corre o risco de perdê-la, de posse da bola, naturalmente os adversários tentarão tomá-la.
• puxá-la para junto de seu corpo, protegendo-a.
Mas, atenção: não é permitido ficar mais que três segundos segurando a bola sem movimentá-la, assim, para evitar a perda da bola, muitas vezes é necessário passá-la a um companheiro.

PASSES:
Passe frontal é o mais comum e o mais fácil de ser executado
Passe frontal picado serve não somente para enganar o adversário, como também para dificultar-lhe de interceptação da bola, principalmente se ele for alto.
Passe baixo é usado para distâncias curtas. Deve ser executado quando o jogador está de costas para a defesa e precisa manter a bola bem protegida.
O jogador que estiver com a bola pode também querer conduzi-la. No handebol, assim que o jogador recebe a bola pode dar até três passos com ela na mão.

Em seguida, poderá:
• passá-la ou arremessá-la;
• ainda bater uma ou mais vezes a bola no chão, dar três passos e só então arremessá-la ou passá-la.

FINTAS
São movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário.

ARREMESSOS
Para arremessar a bola ao gol, usa-se a mesma técnica do passe, porém empregando mais força e velocidade e procurando enganar o goleiro quanto à direção da bola. De preferência a bola deve bater primeiro no chão, bem próximo às balizas, pois isto dificulta a defesa.
Tipos de arremessos: simples, com salto, com queda para frente.

TÉCNICAS DEFENSIVAS
Defesa individual, conhecida por marcação homem x homem, onde cada jogador de defesa tem um da outra equipe para marcar. Esta marcação pode ser quadra inteira ou meia quadra.
Defesa por zona, onde a marcação é feita por posicionamento em quadra, pode ser: 6 X 0; 5 X 1; 4 X 2; 3 X 3.


SISTEMA OFENSIVO
Para melhor entender o posicionamento ofensivo no handebol, observe uma formação básica na figura abaixo:

Nome das posições de ataque:

• armadores - orientam, organizam, e distribuem a bola durante o jogo.
• pivô - tem a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber passes e arremessar contra a baliza.
• pontas - são jogadores que se deslocam pelas laterais da quadra adversária, recebendo os passes dos armadores e pivô e arremessam ou penetram pelas laterais.

A ÁREA DO GOLEIRO
No handebol, a área de goleiro é tão importante que quase tudo depende dela.
O próprio goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento da saída da área.
Fora de sua área, o goleiro é considerado um jogador de quadra e está sujeito às mesmas regras que os demais. Ele pode voltar para sua área a qualquer momento, desde que esteja sem a bola.
Ao jogador é permitido:
• utilizar braços e mãos para se apoderar da bola;
• utilizar a mão aberta para tirar a bola do adversário ( sem bater );
• barrar com o tronco o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a posse da bola.

As principais faltas do jogador são:
• Agarrar, empurrar, segurar o adversário;
• Socar a bola para desviá-la do adversário;
• Invadir a área do goleiro;
• Usar os pés para apossar-se da bola ou defender-se;
• Ficar com a bola nas mãos por mais de três segundos;
• Dar mais de três passos sem bater ou passar a bola;
• Jogar-se sobre a bola que se encontra rolando na área de jogo.

A primeira coisa que você deve saber é que somente o goleiro tem o direito de permanecer em sua área.
A área de goleiro é violada sempre que um jogador (adversário ou não):
• Invade-a propositadamente;
• Pisa ou cai sobre a linha de área de goleiro com qualquer parte do corpo, e se beneficia desta ação.
Então, se durante o jogo a bola chegar até a área de goleiro, poderá ser devolvida ao campo somente pelo goleiro. É proibido a qualquer outro jogador tocar na bola que ali se encontrar, parada ou rolando ou mesmo com o próprio goleiro.

TIRO LATERAL
A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocado com um pé sobre a linha lateral, arremessa-a para outro companheiro.
No handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.

TIRO LIVRE
Se um jogador, de posse da bola, é agarrado quando tenta infiltrar-se entre seus adversários, o árbitro marcar a infração e determina o tiro livre.
Na cobrança do tiro livre os jogadores da defesa podem ficar alinhados um ao lado do outro, com os braços levantados, formando uma barreira. Devem estar a uma distância igual ou superior a três metros em relação ao atacante com a bola.
O tiro livre é cobrado da linha de tiro livre quando a infração ocorrer nas imediações da área do goleiro. Pode ser executado sem esperar a autorização do árbitro e a formação da barreira. Porém, se o árbitro apitar, o arremesso deverá ser executado dentro do tempo de três segundos. Caso se esgote o tempo, o adversário ganha a posse de bola e será cobrado.
Durante a execução do tiro livre, nenhum jogador da equipe que está de posse da bola poderá ficar entre a linha de gol e a linha de tiro livre. Além disso, ao jogador atacante não é permitido atirar a bola contra a barreira. O jogador poderá arremessar ao gol, por cima ou pelo lado da barreira, desde que não ameace a integridade física do adversário. Essas infrações são punidas com tiro livre.


O tiro livre é aplicado quando o jogador:
• Toca a bola com os pés;
• Entra e sai irregularmente do campo;
• Maneja a bola irregularmente;
• Comete infração nas imediações da área de gol;
• Agarra, empurra ou segura o adversário;
• Dá mais de três passos com a bola na mão;
• Atira-se sobre a bola que está rolando;
• Soca a bola para tirá-la do adversário.

As infrações cometidas pelo goleiro também são punidas com tiro livre.
Quando as infrações não são cometidas nas imediações da área do goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu a infração.

TIRO DE META
O tiro de meta deve ser executado de dentro da área do goleiro e durante o arremesso o goleiro se quiser, pode tirar o pé de apoio do chão.
Ao cobrar o tiro de meta, o goleiro pode aproveitar-se da distração do goleiro da outra equipe e arremessar direto à baliza adversária, marcando um gol.
O gol será válido, pois se pode obter um gol diretamente e em conseqüência de um tiro de meta, de um tiro de lateral ou de um tiro de saída.
Quando um arremesso é desviado por um jogador adversário (exceto pelo goleiro) para a linha de fundo, o árbitro marca tiro de lateral.

TIRO DE SETE METROS
Quando o jogador se conduz irregularmente, agarra o adversário para impedir clara oportunidade de marcar gol, é aplicada a penalidade do tiro de sete metros.
Mas preste atenção:
• O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até três segundos após o apito.
• Após o apito do árbitro, o jogador não poderá bater a bola no chão. Se o fizer, o tiro será considerado cobrado.
• Na cobrança do tiro de sete metros o jogador não poderá tirar o pé de apoio do chão; neste caso, será o pé que estiver na frente. No entanto, é permitida a queda do corpo à frente.
• Se o jogador que cobrar o tiro de sete metros infringir qualquer uma das regras acima, a execução será invalidada e será cobrado um tiro livre contra a equipe do infrator.
• Na execução do tiro de sete metros, o goleiro pode movimentar-se livremente e avançar até 4 metros de distância da linha de gol. Se na execução do tiro de sete metros o arremessador não marcar o gol, devido à irregularidade da posição do goleiro, o tiro será repetido.
• Os jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de nove metros até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.

SUBSTITUIÇÕES
Nas ocasiões em que um jogador não se encontrar em boas condições físicas, cansado, machucado, ou por questões táticas, ele pode ser substituído.
O jogador reserva deve entrar na quadra pela zona de substituição. Ele pode entrar sem avisar a mesa de controle, desde que o jogador a ser substituído já tenha abandonado a quadra.

ADVERTÊNCIA
Quando um jogador comete falta violenta sobre o adversário, toma atitude anti-regulamentar ou anti-desportiva, é punido com uma advertência.


EXCLUSÃO
Uma exclusão deve ser dada nos seguintes casos:
• Substituição irregular ou entrada anti-regulamentar na quadra de jogo;
• Repetidas infrações no comportamento para com o adversário, sancionadas progressivamente;
• Conduta anti-desportiva repetida por parte de um jogador, na quadra de jogo.

EXPULSÃO
A expulsão será dada em casos de agressão dentro ou fora da quadra. Considera-se motivo de expulsão uma agressão física cometida contra um jogador, árbitro, secretário, demais oficiais ou espectador.

DESQUALIFICAÇÃO
A desqualificação será dada nos seguintes casos:
• Depois da terceira exclusão de um mesmo jogador;
• Conduta anti-desportiva grave, seja por parte de um jogador seja por parte de um oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente