Movimento Movimentos
As vezes aparecem algumas dúvidas ao elaborarmos os objetivos, uma vez que, devemos deixar claro o que pretendemos com aquele conteúdo.
Conteúdo???
O que são conteúdos?
Os conteúdos designam o conjunto de conhecimentos ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos é considerada essencial para o seu desenvolvimento e socialização. A idéia que está por trás disso é de que o desenvolvimento dos seres humanos não ocorre nunca no vazio, mas sim que tem lugar sempre e necessariamente dentro de um contexto social e cultural determinado.
O crescimento pessoal deve ser entendido como o processo através do qual os seres humanos tornam seus os conhecimentos e formas culturais do grupo social ao qual pertencem. Essa assimilação, entretanto, não consiste em uma incorporação passiva do conhecimento historicamente construído e culturalmente organizado, mas em uma reconstrução ou reelaboração do mesmo.Reforma educacional
- O ensino e aprendizagem de conteúdos específicos não são um fim em si mesmo, mas um meio indispensável para o desenvolvimento das capacidades dos alunos.
- Defende a concepção baseada na aprendizagem significativa: o que importa é que os alunos possam construir significados e atribuir sentido àquilo que aprendem .Somente na medida em que se produz este processo de construção de significados e de atribuição de sentido consegue que a aprendizagem de conteúdos específicos cumpra a função que lhe é determinada e que justifica a sua importância: contribuir para o crescimento pessoal dos alunos, favorecendo e promovendo o seu desenvolvimento e socialização.
- Considera os procedimentos e as atitudes, os valores e as normas como conteúdos, no mesmo nível que os fatos e os conceitos, requer chamar a atenção sobre o fato de que podem e devem ser objeto de ensino e aprendizagem na escola; pressupõe aceitar até as sua últimas consequências princípio de que tudo o que pode ser aprendido pelos alunos e que pode e deve ser ensinado pelos professores.
- Supõe uma tentativa de romper com a prática habitual. Propõe estruturar as propostas curriculares em torno dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O que pode representar uma ajuda aos professores para organizar a sua prática docente e orientá-la para a maneira mais adequeda de proceder.
- Um mesmo conteúdo aparece ao mesmo tempo nas três categorias. Em função dos objetivos que se perseguem em cada caso, um mesmo conteúdo pode ser abordado numa perspectiva factual, conceitual, procedimental e inclusive atitudinal.
- Sugere, então que se planeje e desenvolva atividades que permitam trabalhar de forma interrelacionada os três tipos de conteúdos.
- Expressividade;
- Equilibrio e coordenação;
- Mímica;
- Coordenação Motora;
- Orientação Espacial;
- Danças;
- Jogos e competições;
- Resistência;
- Agilidade;
- Flexibilidade;
- Brincadeiras de roda e ciranda;
Objetivos:
- Aprimorar a capacidade de expressão corporal;
- Aprimorar os conhecimentos naturais e expressivos (andar, correr, saltar,nos diferentes planos espaciais);
- Dominar a capacidade de concentração; Repetir e criar novos movimentos para expressar-se;
- Dramatizar por meio de movimentos,fatos, fantasias e histórias;
- Explorar diferentes dinâmicas de movimento;
- Aprimorar a flexibilidade, agilidade e a coordenação motora grossa e fina;
- Desenvolver na criança a percepção das sensações, limites, potencialidades e sinais vitais.
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