Mordomia Cristã


Parte 1 - Introdução

1 Pe 4.10 e 11; 1 Co 4.1 e 2
A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos, uma deturpação devido ao seu mau uso. Esta palavra é usada como regalias e favores concedidos, especialmente pelos governos, a alguns funcionários públicos. Ou ainda, quando pensamos em mordomo, pensamos num romance ou filme policial em que o mordomo sempre é o criminoso. Estes não são o sentido bíblico da mordomia cristã.

1. SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO:
A palavra mordomo, em português, vem do latim majordomus, que tem o mesmo significado do grego oikonomoV - oikonomos (oikoV - oikos, casa, e nomoV - nomos, governo). Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com tudo que ela contém e significa. Assim mordomo é o principal servo, o que administra a casa do seu senhor.
Vejamos alguns mordomos na Bíblia: Eliézer (Gn 24.2) e José (Gn 39.4-6).
Introdução - Mordomo e Mordomia. A palavra “mordomia” define a relação entre o homem e Deus


Mordomo? Quando ouvimos esta palavra, vem à mente uma figura antiquada; uma pessoa de idade vestida com um fraque, servindo refeições em um castelo; ou, muitas vezes, o culpado dos crimes cometidos em histórias policiais. A palavra mordomo, entretanto, significa simplesmente administrador. Na Bíblia, no livro de Gênesis (39.4), lemos que José recebeu a confiança do alto oficial da corte de Faraó, "de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha". Temos outros exemplos, também na Bíblia, entre esses o do Eunuco, o alto oficial etíope, (Atos 8.27), a quem Filipe pregou o evangelho. Ele é chamado de mordomo principal da rainha da Etiópia. Veja a extensão de suas responsabilidades no próprio verso: ele "era superintendente de todos os seus tesouros". Ser mordomo, portanto, é algo muito importante. A palavra, no original grego, significa literalmente - "aquele que coloca a lei na casa", ou o que administra a casa de acordo com a lei.
CONCEITOS DE MORDOMIA
O mundo do comércio e da indústria emprega largamente os princípios administrativos que săos encontrados na Bíblia. Todos os que trabalham fora de casa tem ao menos um ligeiro conhecimento deles e do seu funcionamento. Há três agentes no processo administrativo: O dono ou o proprietário; o administrador ou gerente; e os bens - os negócios, os produtos, os serviços. Há três áreas de relacionamento entre o proprietário e os seus bens, o relacionamento entre o dono e o seu administrador ( um relacionamento mútuo ) e o relacionamento entre o administrador e os bens do proprietário. Podemos assim visualizar estes relacionamentos:


Características distintas do mordomo cristão:
a) Aceita Cristo como o Senhor (Mt 6:33)
b) Reconhece que Deus é o legítimo dono de tudo (Sl 24:1, Dt 10:14)
c) Esforça-se por descobrir o propósito de Deus para o uso adequado de cada bem que possua (Lc 12:42, 43).
d) Segue os propósitos de Deus em toda a sua maneira de viver:
UM MORDOMO é um administrador de uma casa, ou de um estabelecimento por conta de outro; é alguém que administra os bens de outro, que toma conta daquilo que não é seu.
Mordomia – Somos despenseiros de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, capacidades e posses, e das bênçãos da Terra e seus recursos, que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus por meio de fiel serviço a Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dízimos e dando ofertas para a proclamação de Seu evangelho e para a manutenção e o crescimento de Sua Igreja. A mordomia é um privilégio que Deus nos concede para desenvolvimento no amor e para vitória sobre o egoísmo e a cobiça. O mordomo se regozija nas bênçãos que advêm aos outros como resultado de sua fidelidade.

Fiéis mordomos de Deus
• "Do Senhor é a terra; e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam". (Salmo 24:1)
• "Porque Minha é a terra" (Levítico 25:23); "Porque os filhos de Israel são Meus servos" (Ver. 55).
• "Minha é a prata, Meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:8).
• "Ao Eterno pertence a terra e tudo o que nela se contém, e o mundo e os que nele habitam" (Salmos 24:1).

O mordomo ou administrador de uma casa era geralmente um escravo capaz e de confiança. Neste caso, o mordomo ou "gerente de negócios" é um homem livre. Ele tinha responsabilidades excepcionalmente grandes, que se estendiam à ge rência dos negócios do seu patrão. Porque ele estava encarregado de propriedade que não lhe pertencia, a situação do mordomo era paralela a de qualquer pessoa que tenha possessões materiais. Seja o que for que possuamos, isso nos foi confiado por Deus, que criou essas coisas, e a quem precisamos dar contas pelo seu uso.
Zaqueu

O que sabemos de Zaqueu é que ele era um homem de pequena estatura, mas um alto funcionário público, um publicano, alguém que cobrava impostos públicos. Os publicanos não contavam com a simpatia do povo, especialmente por duas razões:
1) Cobravam impostos para uma nação estrangeira (Roma)
2) Cobravam valores além do estipulado, enganando as pessoas e enriquecendo ilicitamente.

Lucas destaca que Zaqueu era "maioral dos publicanos" (Lc 19.2). Ele era chefe de uma grande coletoria de impostos.

A história de Zaqueu normalmente não é muito usada nos programas de ensino sobre mordomia cristã e oferta. No entanto, seu exemplo é muito apropriado, porque nos mostra a administração cristã (mordomia) de Zaqueu antes e depois do seu encontro com Jesus.
A partir do encontro com Jesus, Zaqueu passou a ver sua vida com outros olhos. Seus valores mudaram. O dinheiro e os bens já não eram mais vistos como a razão central do seu viver, mas passaram a ser vistos como recursos com os quais ele podia servir a Deus e às outras pessoas.

Sua reação foi espontânea, uma resposta natural ao grande amor de Deus que o acolheu: "Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais" (Lc 19.8).

A atitude de Zaqueu ilustra a mordomia cristã e a oferta: Os cristãos passam a ver os bens materiais, dinheiro e outros, como dádivas de Deus para o seu bem estar e sustento e para o serviço cristão. Eles não são mais a razão do seu viver (Sl62.10). Com o dinheiro e bens, os mordomos de Deus promovem seu próprio sustento e o sustento daqueles que Deus lhes confiou, ajudam as outras pessoas e também participam da grande tarefa de proclamar do evangelho de Cristo.

SIGNIFICADO DO TERMO DESPENSEIRO
Despenseiro é o mesmo que mordomo, alguém que tem a responsabilidade de administrar os negócios do seu senhor. É o tipo de cargo que envolve responsabilidade e dedicação. Mais existe um preço, pois o despenseiro tem que prestar contas ao seu senhor. Um despenseiro cuidadoso e de plena confiança, aliviava muito o labor administrativo, quando fazia seu trabalho bem feito e de modo apropriado.
Encontramos o termo nos seguintes textos: Lc 12.42; 16.1,3,8; Rm 16.23; I Co 4.1,2; Gl 4.2; Tt 1.7; I Pe 4.10.
CARACTERÍSTICAS DA IGREJA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DO DESPENSEIRO
1) A igreja é numa instituição divina, que o Senhor prometeu edificar e abençoar (Mt 16.18) 6) A igreja proclama e preserva a verdade divina (I Tm 3.15; Tt 2.1, 15)
2) A igreja reúne os verdadeiros adoradores (Fp 3.3) 7) A igreja é o lugar de edificação e crescimento espiritual (At 20.32; Ef 4.11-16; II Tm 3.16,17; I Pe 2.1,2; II Pe 3.18)
3) A igreja é a assembleia mais importante da terra, uma vez que Cristo a adquiriu com seu próprio sangue (At 20.28; I Co 6.19; Ef 5.25; Cl 1.20; I Pe 1.18; Ap 1.5) 8)A igreja é a plataforma de lançamento para a evangelização mundial (Mc 16.15; Tt 2.11)
4) A igreja é uma expressão terrena, de uma realidade espiritual (Mt 6.10; 18.18) 9) A igreja é o ambiente onde se desenvolve uma liderança espiritual forte (II Tm 2.2)
5) A igreja é a esfera de comunhão espiritual (Hb 10.22-25; I Jo 1.3; 6,7) 10) A igreja triunfará, tanto no âmbito local como universal(Mt 16.18; Fp 1.6)

CARACTERÍSTICAS DO DESPENSEIRO
Humildes (At 20.19) Abnegados (I Cor 9.27)
Santos (Ex 28.36; Lv 21.6; Tt 1.8) Sóbrios, justos e controlados (Lv 10.19; Tt 1.8)
Puros (Is 52.11; I Tm 3.9) Hospitaleiros (I Tm 3.2; Tt 1.8)
Pacientes ( I Tm 3.2; Tt 1.7) Aptos a ensinar (I Tm 3.2; II Tm 2.24)
Voluntários (Is 6.8; I Pe 5.2) Estudiosos e meditativos ( I Tm 4.13,15)
Sem cobiça (II Co 12.14; I Ts 2.6) Vigilantes (II Tm 4.5)
Imparciais ( I Tm 5.21) Dedicados à oração (Ef 3.14; Fp 1.4)
Gentis ( I Ts 2.7; II Tm 2.24) Bons governantes de suas famílias ( I Tm 3.4,12)
Dedicados (At 20.24; Fp 1.20,21) Afetuosos com o rebanho (Fp 1.7; I Ts 2.8,11)
Fortes na fé ( II Tm 2.1) Exemplos para o rebanho (Fp 3.17; II Ts 3.9; I Tm 4.12; I Pe 5.3)


- Somos mordomos, os que estão em lugar do dono para cuidar dos bens de Deus aqui.
"Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nela habitam." Salmos 24:1


Ser Mordomo do Senhor é um privilégio que podemos usufruir ou não, que depende somente do nosso posicionamento com relação ao Senhor.
Quem pratica a Mordomia está em constante processo de crescimento espiritual, portanto, agradando ao Senhor.


By:Helton Galvany_Professor de E.B.D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente