LOUVOR PROFÉTICO



INTRODUCÃO

Esse tema enche o nosso coração de muita alegria e satisfação, pois a igreja precisa compreender, pelo Espírito Santo, que o louvor é um meio de exaltação, glorificação e adoração ao nosso Deus.
O louvor não é apenas um meio de preencher um espaço na reunião, mas é um instrumento de adoração ao Senhor e de preparo para se ouvir a Palavra.
Este estudo é uma pequena síntese e servirá para lhe ajudar a entender o propósito da Palavra, ao que diz respeito ao Louvor Profético.
Nestes últimos dias, a Igreja precisa impactar o mundo com a música divina que vem do céu. A Igreja chamada a uma posição específica que é a verdadeira adoração; um povo para adorar em espírito e vencer no mundo espiritual. "... os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" ( Jo 4.23 ).
O diabo, sabendo disto, usa a música para influenciar a humanidade, levando-a a afastar-se de Deus; mas a música divina promove integração do homem com as coisas do Reino de Deus. Vemos no Salmo 95 a expressão vinde, isto é, um convite que, sendo atendido, promoverá uma tremenda integração do indivíduo com Deus. "Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos" (SI 95.1,2).
Saiba que a música divina e profética pode resgatar vidas do mundo para o Senhor Jesus, promovendo também o reconhecimento do senhorio de Cristo.

I. LOUVOR PROFÉTICO

Primeiramente, precisamos saber o que é Louvor e o que é Profético.
Louvor é a música divina acerca de Deus e para Deus, ministrada com ações de graças para honrar, exaltar e magnificar ao Senhor. Profético é algo predito, revelado com um fim específico,
( vem de Deus, é uma inspiração tão somente divina ), ou seja, profetizado; os cânticos espirituais podem ser proféticos.
Está registrado na Palavra, que Davi, com seus capitães separou para o canto da casa do Senhor, homens aptos, escolhidos para o Louvor Profético. "E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com alaúdes e com saltérios. E este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério" ( I Cr 25.1 ).
Estes homens ministravam um louvor profético com seus instrumentos. O louvor profético é inspirado por Deus, e volta para Deus, em forma de adoração, e também atinge o coração do homem. Podemos até dizer, que aquele que canta profeticamente, chega a ser um porta-voz de Deus, cuja mensagem é: glorificação ao Senhor ou admoestação e predição, podendo trazer também libertação.
Saiba que o Senhor está levantando nestes últimos dias, homens e mulheres e está capacitando-os para exercitarem o ministério do louvor profético através da música divina.
Lembramos que Davi, antes mesmo de ser rei, esteve diante do rei Saul, quando um mau espírito lhe atormentava. Davi, ao tocar a sua harpa, cremos que ministrava um cântico profético, e Saul se achava melhor e o espírito mau se retirava dele.
A música e a Palavra profética podem caminhar juntas. Vemos isto, na experiência do profeta Eliseu, que pediu a presença de um músico tangedor para tocar, e assim liberou a palavra profética de Deus. "Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu. Este disse: Assim diz o Senhor..." II Re 3.15,16). '
O louvor profético de Deus promove o seguinte: edificação, consolação, exortação, libertação, cura, batismo com o Espírito Santo, derramar do óleo de alegria, glorificação de Deus, e ainda traz paz, harmonia e elevação espiritual.
Vemos o louvor profético se acentuando com maior profundidade nos que são batizados com o Espírito Santo.
É uma experiência espiritual tremenda, e se dá naqueles que andam em espírito, aqueles que verdadeiramente nasceram de novo ( I Jo 3.5 ). O louvor profético não é fabricado, é divino, é genuíno, vem de Deus!
E deve ser cantando no e pelo Espírito Santo. Não é qualquer um que ministra este tipo de louvor, tem que ser realmente uma nova criatura ( II Co 5.17 ), tem que conhecer o Senhor, tem que ser um sacerdote compromissado com o Reino do Pai Celestial. Enfim, o que ministra um louvor profético é aquele que profetiza cantando em Deus. Encontramos, no Novo Testamento, o sacerdote Zacarias cheio do Espírito Santo profetizando, cantando acerca de João Batista, seu filho, que seria precursor do Messias, Jesus Cristo.
"E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou dizendo: ... e tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos" ( Lc 1:67,76 ).

II. ADORANDO COMO UM OUERUBIM ( "Querubinização" )

Vemos nos querubins, esta alta categoria de anjos, uma ligação profunda com a adoração e o louvor.
Os querubins estão geralmente vinculados ao trono de Deus e também exercem uma função de guardiões especiais das coisas sagradas na habitação de Deus.
Na visão apocalíptica de João aparecem ao redor do trono como seres viventes cheios de olhos, e isto nos fala de ter uma visão real e completa na direção do reino de Deus; tinham também quatro rostos de aspectos diferentes, que iremos analisar. " .., no meio do trono, e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo semelhante a bezerro ( boi ), o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante a águia, quando está voando"( Ap 4.6,7 ).

a) O primeiro querubim - "rosto de leão": Nos fala de reinado. Temos que ser verdadeiramente reis
e sacerdotes ( Ap 1.6 ), pois Jesus Cristo é o Leão da tribo de Judá e nosso Rei dos reis, por isso temos que adorar com rosto de leão, uma adoração "querubinizada"
b) O segundo querubim - "rosto de bezerro" ( boi ): Nos fala de força. Este animal tem chifres e isto aponta para autoridade e poder. Precisamos compreender que a autoridade e o poder de Deus está em nós quando estamos totalmente "querubinizados". Somos chamados a adorar revelando este poder que nos foi outorgado.
c) O terceiro querubim - "rosto de homem": Fala do ser humano. Encontramos no rosto de homem
que as atitudes dos querubins são compatíveis com a estrutura do homem cristão. A Igreja de Cristo
é formada por homens e mulheres, gente renascida que provou o novo nascimento, são regenerados, transformados para a glória do Pai Celestial. É o louvor de um povo santo que agrada àquele que está assentado no trono e vive para todo o sempre.
O quarto querubim - "rosto de águia voando": Fala de visão ampla. A águia quando está voando
tem uma visão panorâmica e também profunda à grande distância. O adorador deve ter uma visão
profunda da obra de Deus, deve conhecer o Deus que adora, não pode ter uma visão limitada, estática, tem que conhecer as grandezas de Deus. "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." ( OS 6.3). O adorador não deve parar no conhecimento do Senhor, mas deve querer mais e mais de Deus.
Amados somos chamados a uma "querubinização", isto é, adoramos ao Senhor como os querubins do trono de Deus. O Pastor Samuel Henriques da Matta cita no seu estudo bíblico
( "Querubins do louvor e da adoração", pags 5,6 e 7 ) o seguinte: Satanás, ex-querubim ungido para o louvor, a palavra é parcimoniosa ( econômica ) quanto ao número de querubins, cita sempre quatro fiéis a Deus, mas eram cinco. Existiu um outro ( Satanás ) que foi precipitado ( expulso ) dos céus por ter se rebelado contra Deus. Exatamente o louvor instrumental divino foi criado quando também da sua criação.
".., a obra dos teus tambores e dos teus pífaros ( flautas ) estava em ti no dia em que foste criado
foram preparados. Tu eras querubim ungido..." ( Ez 28.13,14 ). Como ex-membro da equipe de
louvor celestial, ruge como leão, em volta dos cristãos que Deus "querubinizou", que predestinou para o louvor... A liderança dos querubins parece persistir até a Igreja assumir a sua posição diante do trono eterno. Assim, posteriormente ( Ap 7 ) encontramos a Igreja assumindo a liderança do louvor, predestinada que foi para este fim. "E nos predestinou... para louvor e glória da sua graça" nos diz o apóstolo Paulo.
Saiba que a Igreja de Cristo tem que tapar essa brecha deixada pelo ex-querubim (Satanás). Ela deve assumir completamente este lugar deixado no trono de Deus. Quanto às asas dos querubins, vemos uma mensagem para os dias atuais. "E os quatro seres viventes, tendo cada um deles respectivamente seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso nem de dia e nem de noite, proclamando: Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso; Aquele que era, que é e que há de vir" ( Ap 4.8 ). Verificamos no livro do profeta Isaías os querubins designados como serafins ( que tem o significado de seres ardentes ). "... cada um tinha seis asas, com duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos..."( Is 6.2,3 ).
Primeiramente cobriam com duas asas os seus rostos: Nos deixa claro que não queriam aparecer, se escondiam na adoração. Os músicos devem tomar muito cuidado para não atrair atenção para si, por vezes acabam sendo o centro das atenções e suas atitudes acabam virando meras exibições humanas. Infelizmente alguns crentes ( músicos ou cantores ) não conseguem viver sem aplausos, buscam a fama e o reconhecimento dos seus nomes e acabam roubando a glória de Deus. Saiba que o Senhor Deus não está interessado em dividir a Sua Glória com nenhum outro deus. "...e a minha glória não a darei a outrem ( outras pessoas ) ( Is 48.11 ). "Amaram mais a glória dos homens"
( Jo 12.43 ). O apóstolo Paulo apresenta a cruz de Cristo como lugar para nos gloriarmos. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual está crucificado para mim e eu para o mundo"( Gl 6.14 ).
b) Segundo, cobriam com duas asas os seus pés: Os pés falam de caminhos. E nesta atitude dos seres ardentes, compreendemos como mensagem que os nossos passos devem ser na direção que o
Senhor quer, e não podemos ser conduzidos por nossa própria vontade. Não pode prevalecer o nosso querer, pois o orador "querubinizado" não vive na faixa pessoal, está com os pés cobertos, totalmente dirigido pela vontade de Deus. "Não deixará vacilar o teu pé..." ( SI 121.3 ). "Os pés dos seus santos guardará..." ( I Sm 2.9 ). "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" ( SI l19,105 ).
c) Terceiro, com duas asas voavam: As asas falam de liberdade e de vôos profundos. Temos livre acesso ao Santíssimo lugar. Podemos, a exemplo dos seres ardentes, voar com total liberdade em volta e no meio do trono de Deus. Jesus Cristo já pagou um alto preço, derramando seu sangue para que tivéssemos acesso ao trono da graça. "Cheguemos pois com confiança ao trono da graça..." ( Hb 4,16 ). O adorador poderá ter vôos profundos. Assim como os altos vôos das águias, são das experiências em Deus. ".., renovarão as suas forças, subirão com asas como águias..."
( Is. 40.31).
O adorador "querubinizado" estará agradando ao coração do Pai Celestial, pois Ele continua procurando adoradores de verdade e que vivam na verdade. "Deus é espírito e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" (Jo 4.24 ). Viver e andar na verdade agrada a Deus.

III. CANTANDO A PALAVRA DE DEUS

Precisamos compreender com clareza que a Palavra de Deus nos torna aptos para o exercício do ministério do canto. A Palavra tem vida em si própria, pois proclama, exalta, declara as virtudes e as grandezas de Deus, nos revela o plano da redenção através do sacrifício do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário, nos consola trazendo um conhecimento de Deus pelo Espírito Santo, enfim, a Palavra de Deus em nós é vida! É a verdade que liberta o homem e que edifica a nossa fé. Está escrito:
"Santifica-os na verdade: A tua Palavra é a verdade" ( Jo 17,17 ). A Palavra de Deus cantada se transforma num verdadeiro Kerigma ( proclamação ) das verdades do Reino do Pai celestial. "Os teus estatutos ( Palavra ) tem sido os meus cânticos no lugar das minhas peregrinações"(SI 119.54)
O músico tem que ter intimidade com a Palavra. Ela é um instrumento que o tornará apto para o ministério do canto na casa de Deus. O músico ou o ministro do louvor que não tem intimidade e revelação na Palavra, não estará apto para o ministério do canto.
Existem duas palavras que se referem à Palavra de Deus. Uma é Logos ( palavra escrita acerca de Deus ) e a outra é Rhema ( palavra inspirada e revelada de Deus ). O adorador precisa estar cheio de Logos para também receber o Rhema do Senhor. "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinado-vos e admoestando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração" ( Cl 3,16 ).
Cantando a Palavra de Cristo ( que também é a Palavra de Deus ), ela nos ensina e admoesta que o adorador deve ter a preocupação de ouvir a Deus através da sua Palavra, deve estar aberto para receber as mais profundas revelações do Senhor, e por isso é necessário também a oração e o jejum.
Isto o fará estar mais sensível para que o Espírito Santo leve o adorador para o "Oásis de Deus". Podemos, com total liberdade, musicar os salmos e trechos da Bíblia. Será a Palavra de Deus cantada para exaltar e proclamar os feitos do Senhor. "A tua Palavra é muito pura: por isso o teu servo a ama" ( SI 119,140 ).

IV.CANTANDO O CÂNTICO DO CÉU

Analisamos o item anterior, a importância de se cantar a palavra de Deus, mas podemos, com total liberdade no Senhor, receber em Rhema um novo cântico para o Senhor e até mesmo a música que os anjos cantam no céu !
Conhecemos um ministro de louvor que na cidade do Rio de Janeiro que recebeu um cântico quando estava dormindo. No seu sonho, ouvia multidões de anjos a cantar, adorando ao Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus. Ao acordar de madrugada procurou escrever a letra e música que os anjos cantavam no seu sonho.
Hoje, este cântico quando cantado, abençoa a Igreja aqui na Terra.. É o canto do céu cantado na Terra. Tem que haver sensibilidade do músico adorador para captar as profundidades do Reino de Deus.
Outro ministro de louvor, em São Paulo, contou uma experiência parecida. Quando estava ministrando louvor e adoração com a congregação de sua comunidade, em determinado momento da reunião, recebeu diretamente do céu a letra e a música que os anjos estavam cantando ao Senhor. Nosso Espírito capta as coisas do Espírito. Veja o que diz a Palavra: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.., mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provêm de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus... ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de deus, porque lhe parecem loucuras; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo..." ( I Co 2.9,10,12,14,15 ).
Se estivermos abertos para Deus, ligados no Seu Espírito, não tenho dúvida que receberemos os mais lindos cânticos de louvor que são cantados no céu. "O meu louvor virá de Ti na grande congregação" (SI 22.25). João, na sua visão apocalíptica, contemplou os quatro seres viventes (querubins) e os 24 anciãos entoando um novo cântico e após, milhões e milhões de anjos que proclamavam Digno é o Cordeiro (Ap 5.8,9,11,12).
Os anjos cantam, adoram, celebram, bendizem a santidade do nosso Deus e do Cordeiro Jesus Cristo que está entronizado. Se você começar a orar nesta direção, pedindo ao Senhor que libere a música do céu ou o cântico celestial que os anjos cantam, certamente Deus ouvirá a sua oração e glorificará o Seu próprio nome, através do Espírito Santo revelado em nós. "Ele vos guiará em toda verdade... mas dirá tudo o que tiver ouvido... Ele ( Espírito Santo ) me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar" (Jo 16.13,14). A música que vem de Deus enche o nosso espírito de gozo, alegria e satisfação, pois saiba meu irmão, que somos feitos para adorar! "... o meu Espírito cante louvores, e não se cale"(Sl 30.12).
"...cantarei com o Espírito, mas também cantarei com o entendimento" II Co 14.15).
O rei Salomão teve a experiência de receber de Deus muitos cânticos. Está registrado que ele compôs cerca de 1.005 cânticos. "Deu também Deus a Salomão... e foram os seus cânticos mil e cinco" II Re.4.29,32).
Creio que o rei da glória quer que a Sua Igreja experimente esta tremenda experiência de cantar a Sua Palavra e também o cântico que os anjos entoam no céu ao Cordeiro de Deus! "Aleluia, louvai ao Senhor do alto dos céus. Louvai-O todos os seus anjos; louvai-O todas as suas legiões celestes" (SI 148.1,2)

V. LOUVOR E SUAS FORMAS

a) Falado: Simeão louvou a Deus com palavras ( não foi propriamente uma música ) pelo cumprimento da promessa de ver o Messias Salvador antes da sua morte ( Lc 2.28 ). Podemos louvar e adorar a Deus com palavras dos nossos lábios, confessando o senhorio de Cristo. Aleluia!

b) Escrito: Os salmos ( na sua maioria eram cantados ) e a própria Bíblia foi escrita com inspiração
para o louvor e glória de Deus. Podemos cantar as escrituras, colocando por inspiração do Espírito, a melodia, ritmo e arranjos. Você pode escrever diversas poesias que serão verdadeiros louvores ao Senhor.
c) Cantado: É aquele que o Espírito Santo nos inspira a letra e a melodia. Exemplo: Moisés
(Exs: ( Ana II Sm 2), Zacarias (Lc 1.67). Cantai louvores (Sl. 47.6), cântico novo ( Sl. 96.1).

VI. LOUVOR E SUAS CLASSIFICACÕES

a) Adoração: Veneração, render culto à divindade ( Jo. 4.23; Ex 34.8; I Co 14.25).
Glorificação: Honrar, dar glória - fama adquirida por obras, virtudes ou feitos (Mt 5,16;
SL 150.2; Is 12.5).
c) Exaltação: Tomar alto, levantar, engrandecer, magnificar (Dt 26,19; SI 107.32; Mt 23,12).
d) Júbilo: Alegria excessiva, grande alegria (II Cr 30.21). Cantemos com júbilo (SI 95); Jubiloso
cantarei (SI 63.7); Júbilo no céu (Lc 15.7); Pranto em júbilo (Jr 31,13).
e) Guerra: Luta, batalha, peleja, campanha de combate. O Senhor é homem de guerra (Ex 15.3); Alarido de guerra (Ex 32,17); Guerreia as guerras do Senhor li Sm 18,17); Verificar os salmos de guerra; experiência de Josué ao tocar as trombetas, as muralhas de Jericó ruíram (Js 6.20).

VII. LOUVOR E AS EXPRESSÕES CORPORAIS

a) Elevação de mãos: "Levantai as vossas mãos no santuário..." (Sl 134.2).
b) Palmas: "Aplaudi com as mãos, todos os povos..." (Sl 47).
c) Saltos de alegria: "E Davi saltava com todas as suas forças" (II Sm 6,14). "Em ti me alegrarei e
saltarei de prazer" (Sl 9.2).
d) Danças ( como ato de adoração ): "Então a virgem se alegrará na dança e também os jovens, e
os velhos..."(Jr 31,13). "E eis aí, saindo as filhas de Silo a dançar em ranchos"(Jz 21.21). "E todas as mulheres saíram atrás dela (Miriã) com tamborins e com danças" (Ex 15.20,21). "E quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças" (Lc 15.25).
Observação: Não queremos dogmatizar, criar regras ou doutrinas definidas para o louvor. Os que
louvam e adoram a Deus não estão obrigados necessariamente a fazer estes gestos, e os que não fazem não pecam, porém é natural e espontâneo.
Sammy Tippt, no seu livro "Digno de Adoração", esclarece e seguinte: "O Cordeiro de Deus é o centro da adoração no livro do Apocalipse, quando os salvos se reúnem em tomo do trono de Deus. Há um denominador comum em toda a verdadeira adoração: O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Tantas vezes os cristãos se acham divididos por formas de adoração. Estamos divididos por métodos culturais, radicais, geracionais, nacionais e denominacionais de adoração. Apesar disso, nossa unidade como cristãos jamais será encontrada na forma exterior de adoração, e sim na essência da adoração. A adoração está arraigada em quem Jesus é. Estou convencido de que se nos concentrarmos nele, teremos melhor amor e apreço uns pelos outros. Aprendi a amar e estimar pessoas de diferentes culturas que adoram de diferentes formas.
É o amor que flui do Cordeiro de Deus que nos congrega e nos faz um só povo".

VIII. REOUISITOS E INSTRUCÕES PARA O LOUVOR NA CASA DE DEUS

"ORIENTAÇÃO PARA OS MINISTROS"

1. Deve sentir responsabilidade e chegar cedo, antes do início das reuniões para orar e se preparar para a ministração do louvor.
2. Deve ter vida de oração e leitura da Palavra, ser firme no Senhor.
3. Tocar e cantar para Deus, e não para se exibir ( estar "querubinizado" ).
4. Estar sensível à voz do Espírito Santo que dará a ênfase e mover da reunião.
5. Ser profundamente aliançado com a congregação local.
6. Submeter-se inteiramente às lideranças constituídas por Deus sobre o rebanho o qual faz parte.
7. Deve estar com o coração preparado e conscientizado em Deus.
8. Deve ouvir músicas de louvor e ler livros sobre o assunto, não ser leigo na música.
9. Deve conhecer os cânticos que serão cantados com a congregação.
10. Procurar estar sempre presente aos ensaios da equipe para não cometer erros.
l1. Verificar se a potência do som está de acordo com o local da reunião ( potência em excesso prejudica a congregação ).
12. Após a reunião, guardar com zelo e segurança os equipamentos e instrumentos do louvor.
13. Verificar pequenas regras como: soltar as cordas da guitarra e do baixo para não empenar o braço dos mesmos ( após a reunião ).

"Faça-se tudo com decência e ordem" II Co 14.40), "Maldito o que fizer a obra do Senhor relaxadamente" (Jr 48,10).

IX.CONCLUSÃO

Com esta pequena síntese sobre o Louvor e a Adoração, queremos abençoar a Igreja de Jesus Cristo, aqueles que amam o cântico do Senhor, que desejam viver a realidade da Palavra de Deus.
Como já disse anteriormente, não é nosso desejo radicalizar o assunto, mas compreendemos que estas pequenas instruções acima ajudarão os músicos, cantores e dirigentes de louvor na casa de Deus a se harmonizarem e crescerem juntos no Senhor. Saiba que Deus está erguendo o Tabernáculo de Davi em toda sua plenitude, o Tabernáculo de Adoração e do Louvor com profundidade, conforme Amós 9,11 e Atos 15,16, profetizado para a Igreja sem formalismo humano, neste tempo do fim. O Tabernáculo da descontração, da liberdade do Espírito Santo, dos brados de Louvor, das celebrações de alegria, dos cânticos do céu cantados na terra!
Aleluia, glórias e honras ao Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente