A Mordomia da Influência-ACHEI LEGAL E COLOQUEI DOIS ESTUDOS NESTA PÁGINA!



MATERIAL DA E.B.D. DE DOMINGO UM COMPLEMENTO AO DA REVISTA!oKKKKKKKKKKKKK...

Há uns meses atrás escutámos na Internet a seguinte parte de um sermão de Rick Warren sobre a Mordomia da Influência, que passamos a traduzir:
“A tua vida, saúde, salvação, liberdade, família, amigos, oportunidades, mesmo as coisas por que trabalhas, tens-nas porque Deus tas dá. Deus espera que tires o máximo partido de tudo o que Ele te dá. Na Bíblia há uma palavra para isto: Mordomia.”

“Muitos pensam que mordomia significa dinheiro, mas não. É a palavra portuguesa para administração. Os mordomos são administradores. O que Deus quer é que administremos o que Ele nos dá – oportunidades, inteligência, relacionamentos, recursos, e uma coisa que, porventura, nunca pensaste: a tua influência.”

“A mordomia da influência, a administração da influência … O que é influência? Vejamos primeiro o que não é.”

“Não é fama, pois podes ser famoso e não influenciares. Há muitas celebridades famosas mas ninguém quer saber o que pensam. Não é riqueza. Podes ser rico e não influenciares. Webster diz que influência é emanação de força espiritual ou moral. O dicionário de Cambridge diz: ‘Poder de afectar; como alguém desenvolve actos ou ideias.’”

“Talvez não queiras ser uma pessoa influente. Mas deves ser influente. Deves querer ser – fazer a diferença com a tua vida. Deus mandou-te fazer a diferença no mundo. Jesus quer usar a tua influência para bem.”

“’Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus’ (Mateus 5:16). Não desperdices a tua influência. Não escondas a luz.”

“’Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens’. Tu és o sal de toda a humanidade. Porque é que Deus te chama sal? Por causa do que o sal faz. O sal tempera, preserva, enriquece (melhora). É isto que Deus quer que a tua vida faça no mundo – tempere, preserve, enriqueça (melhore). Deus espera que uses a tua influência para bem. De facto, em Jeremias 15:19 lemos:

“Tu os influenciarás a eles; não permitas que te influenciem a ti” (tradução livre).”

“Infelizmente muitos crentes fazem o contrário. São influenciados pelo mundo e não influenciam. Reflectimos o que o mundo faz em vez de sermos nós a marcar a agenda.”

“Como influencio?” “Reconhece a tua influência. Reconhece que és influente, que influencias todo o tempo. Influencias a família, os amigos, os colegas, os vizinhos, os pequenos grupos como a tua equipa de futebol, etc. …”

“Cada vez que contactas alguém és um potencial de influência. Um sorriso pode mudar o dia dos outros - dos Bancários, caixas dos supermercados e das bombas de gasolina, pessoas no trânsito, nas salas de espera das consultas médicas, no comércio, no cabeleireiro, etc. Cada vez que escreves um e-mail, telefonas, estás a influenciar. Tu tens potencial para influenciar cada vez que falas com alguém. Pensa no poder da maledicência. A questão não é se influencias, mas que espécie de influência és no mundo. Tu és uma influência. A questão que se coloca é: És uma influência boa ou má? Positiva ou negativa? Tu és a favor de Cristo ou contra Ele. Deus está interessado na forma como usas os teus interesses e trabalho. Deves tirar partido das tuas potencialidades para influenciares.”

Ao escutarmos este sermão, lembrámo-nos da influência de um grande homem de Deus do passado que deve tornar-se nossa inspiração no presente – o Dr. John Geddie.

O Dr. John Geddie foi para Aneityum (Ilha do Arquipélago de Vanuatu, Novas Hébridas, Pacífico Sul. A ilha habitada que fica mais a sul) em 1848, e serviu ali o Senhor durante 24 anos. Na placa erigida em sua memória escreveram as seguintes palavras: “Quando ele desembarcou em 1848, não havia nenhum Cristão. Quando ele partiu em 1872, não havia nenhum pagão.”

Hoje é “apenas” o maior centro missionário do hemisfério sul, Pacífico Sul, Novas Hébridas, Oceânia. Está a ¾ da viagem do Hawaii para a Austrália. Pelo ministério dele converteram-se 2/3 da população das ilhas (65 habitadas, sendo estas mais de 80).

Usa o que tens. Sê influente.


Mordomia da Influencia - INTERCESSOR-JXC

Mt 5.16

O homem como um ser social exerce a ação de influir as pessoas que o cercam. A esta força denominamos “influência”, sendo esta inevitável. Sempre estaremos influenciando alguém, quer queiramos ou não. E como temos influenciado? Positivamente ou negativamente? O versículo acima afirma que temos de influenciar positivamente de tal forma que provoque nas pessoas a atitude de glorificar a Deus .

1. O DEVER DE INFLUENCIARMOS POSITIVAMENTE

Somos a carta de Cristo - II Co 3.1-6
Somos o bom perfume de Cristo - II Co 2.14-17
Alguns exemplos: At 20.24; I Ts 1.8
Influência póstuma: Hb 11.4; Mt 26.13; II Pe 1.15; At 9.36-39. “O homem não deve deixar de viver quando morre, e sim, continuar vivendo ainda mais intensamente nas vidas abençoadas pela sua influência.”

2. A MÁ INFLUÊNCIA

Escandalizadora - Lc 17.1 e 2
Exemplo: I Rs 11.4 e 21.25, I Co 5.6 e 7, II Tm 2.17 e 18

3. ÁREAS DE INFLUÊNCIA

No lar - I Co 7.14, I Tm 5.8 e II Tm 1.5
Na vida profissional - Mt 5.15 e Ef 6.5-9
Na igreja - At 2.42-47
Na sociedade - Mt 5.13-15 e Mt 13.31-33

CONCLUSÃO Há um pensamento que afirma: “Você se torna eternamente responsável pela pessoa que cativa.” Nós devemos exercer no nosso lar, em nosso trabalho, em nossa igreja e na sociedade uma influência cristã. Não há como ficar neutro, ou influenciamos positivamente ou negativamente. Sejamos bons mordomos da força de influir.

BOM ESTUDO...LA PAZ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente