SUPLEMENTOS

COMO ESCOLHER SEUS SUPLEMENTOS Muitos atletas encontram dificuldades em saber qual o suplemento nutricional que mais se adapta as exigências do seu organismo em função do exercício físico ou esporte praticado. Vários estudos comprovam que atletas alcançam maiores rendimentos em seus treinos e competições, quando além de uma alimentação correta estes completam seu dia alimentar com shakes e/ou tabletes, cuja base podem ser proteínas e aminoácidos, carboidratos, vitaminas, minerais, extraídos das melhores e mais ricas fontes naturais como leite, clara de ovo, frutas, entre outros. Com o intuito de esclarecer alguns pontos sobre suplementação falaremos sobre os grandes grupos de alimentos e suas funções básicas no organismo, assim como o seu benefício para atletas em geral:
Carboidratos .................. sua principal função é servir como combustível energético para o corpo; nutriente encontrado em feculentos, cereais, açucar e mel.
Proteínas ..................... promovem o crescimento formando novas enzimas, hormônios e células; principais fontes são as carnes, aves, peixes, leite e seus produtos derivados, ovos, leguminosas.
Gorduras ..................... protegem órgãos vitais, formam substâncias de reserva energética; presente em óleos, manteigas e carnes gordas.
Minerais ........................ participam na formação dos ossos (cálcio, fósforo), formação dos hormônios (iodo), formação do pigmento vermelho do sangue (ferro) entre outras funções, nutrientes encontrados em verduras, legumes, leite, queijo, carnes em geral, vísceras, cereais integrais, frutas.
Vitaminas ......................... participação no metabolismo dos glicídeos, lipídeos e protídeos (complexo B), indispensável à normalidade da visão e formação dos tecidos (vitamina A), aumenta a resistência às infecções (vitamina C) entre outras funções; as fontes destes nutrientes estão nas frutas em geral, cereais integrais, verduras, legumes.
Além destes nutrientes, outras substâncias exercem papéis importantes na saúde do corpo como a água e as fibras. Para ter êxito em qualquer que seja a atividade física, uma alimentação balanceada em todos os nutrientes citados acima é fundamental. Os suplementos entram como coadjuvantes de grande importância para se garantir as necessidades nutricionais requeridas pelos atletas, pois muitas vezes torna-se difícil atingir as calorias apenas através da alimentação normal. Estes suplementos devem ser de extrema qualidade e elaborados a partir de matérias-primas totalmente naturais, não comprometendo assim a saúde e o bem estar físico de seus consumidores. Para saber qual suplemento se encaixa melhor ao seu ritmo de treino, deve-se levar em conta fatores como intensidade e duração dos exercícios e principalmente o seu objetivo, assim como a finalidade de cada suplemento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente