VOCÊ TEM UM AMIGO?



Ao longo do tempo a palavra “crítica” vem sendo usada como algo negativo. Criticar é avaliar segundo o seu ponto de vista. Ao criticar seu amigo ou alguma outra pessoa, você falará bem ou não, depende, mas necessariamente criticar não é falar mal, ainda que nessa crítica você censure a pessoa centro da sua crítica. Precisamos da crítica para nos tornarmos pessoas melhores na sociedade. Amigos que sempre nos elogiam, que nunca nos criticam, são inúteis.

Quando alguém nos chama a atenção, não devemos nos opor de imediato mas refletir, da mesma forma quando chamamos a atenção de alguém, não deve esse alguém nos desprezar, deve refletir sobre o que ouviu. É muito comum as pessoas desprezarem outras quando ouvem algo que não lhes era esperado. Isso não é bom. O verdadeiro amigo nos corrige, nos chama a atenção, nos critica.

Existe um tipo de pessoa que te alegrará quando fores bem, mas que te abandonará quando fores mal, esse é o tipo de gente inútil. O verdadeiro amigo é franco, com gentileza nos corrige e aceita correções também. Amigos ou parceiros que se apóiam incondicionalmente terão a amizade quebrantada à menor provação. Eles não se corrigem não se criticam e sua amizade está ancorada em interesses afins. Seja útil para seu amigo criticando-o devidamente na hora e ocasião certas. Ande com pessoas úteis.

Para saber como alguém se referiu a você em uma crítica você precisa se inteirar do conteúdo, porque a pessoa pode criticar você e falar bem, pode censurar ou elogiar você, mas qual seja a asserção da pessoa a seu respeito terá sido uma crítica. Todavia, se a pessoa falou mal de você , está claro, ela falou mal, não há que se falar em crítica. A crítica advém de um raciocínio lógico e devidamente justificado que se explica pela razão. Falar mal é uma coisa e criticar é outra. Aceite críticas, faça críticas, sem a crítica não avançaríamos como pessoas civilizadas!

Quando você falar do seu amigo a outras pessoas fale apenas as qualidades dele e deixe que os defeitos os outros por si só percebam. Quando dispuseres de uma crítica ao seu amigo tenha cuidado com as palavras, veja o que diz provérbios no capítulo 15:1: “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor, mas a palavra que causa dor faz subir a ira”. Ainda, se seu “amigo” é desses que não aceita ser contestado, que acha que sempre tem razão, veja o que diz Provérbios: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas quem odeia a repreensão é irracional” (Provérbios 12:1). Jesus Cristo foi claro; “ Nem só de pão vive o homem mas de cada palavra que sai da sua boca”. Seja dócil nas palavras ao criticar seu amigo, tipo assim;- só estou te falando isso porque você mora no meu coração” –“ porque te quero muito bem” –“porque não quero vê-lo sofrer” etc...

Por tanto, faça sua língua produzir bons frutos, porque segundo a Bíblia, quem a ama comerá do seu fruto. Se ao criticar seu amigo ele não veja a estima que tens por ele, calma, deixe-o... Deus verá!
Tá certo então? Vá agora e fale o que tens para falar, pode ser seu chefe, seu subordinado, seu irmão... mas não se esqueça de ser amável e ao final dizer-lhe: “só estou te dizendo isso porque te quero muito bem” etc...etc...

Lembrando ainda, não fuja da crítica!
By: Joaquim Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente