Uma das minhas “pregação” para a Igreja…Bola de Neve

Fotos de um passeio com o Isac Munir Bauman-Enzo Galvany Bauman e Joaquim Xavier(HELTON GALVANY) em busca de aventura no mar...junto com o pessoa da Igreja Bola de Neve de Perdizes,muito loucos os caras de la ,mas tem palavra...Ja to com saudades...





Vou compartilhar com vocês a experiência marcante que tive neste último domingo. Fui convidado pela Pra Neusa Barbosa a trazer uma palavra em um evento especial da sua Igreja, um domingo em que tivemos da parte da manhã até a noite estudos bíblicos, mensagens, ministrações, louvor, etc. Foi a primeira vez que preguei para a Igreja, já que durante a minha ida la, tinha falado no grupo de jovens.

Uma experiência muito diferente porque foi a primeira vez que tive pessoas de várias idades atenta ao que eu estava falando, gente muito mais velha que eu, muito mais experiente…foi com muita responsabilidade que peguei aquele microfone no domingo a tarde.

A mensagem que trouxe foi um estudo sobre o livro de Esdras, que é um livro pouco lido e analisado e tem um conteúdo riquíssimo pro nosso crescimento espiritual.

Já que o tema desse evento era restauração, busquei trazer algo que motivasse a igreja a crescer, a restaurar diversas áreas, tanto individuais quanto dos ministérios.

Se você ler Efésios 2:19-22 verá que a Bíblia nos chama de santuário para habitação do Esp. Santo, temos uma grande responsabilidade de crescermos e manter essa casa bem arrumada.

A primeira lição que aprendemos no livro de Esdras é:

- SOMOS LIVRES DA ESCRAVIDÃO


O livro de Esdras contem a história dos judeus entre 538 a.C e 457 a.C, ele é uma continuação de II Crônicas. A história começa após o decreto do rei persa Ciro libertando o povo judeu para reestabelecer a nação de Israel. Deus mostrou providencia ao seu povo usando um rei pagão para cumprir seus propósitos.

A escravidão é usada para representar o pecado, nós temos liberdade para viver, fomos transportados das trevas para o reino de Jesus.

Isso não significa que estamos livres de pecar, já que a natureza humana é pecaminosa (veja que I Jo 1 deixa isso bem claro), mas essa liberdade nos oferece graça da parte de Deus. Pois o que nos libertou foi o amor de Jesus.

Você tem vivido como um cristão grato pela liberdade em Cristo?

- DEVEMOS CONSTRUIR UM ALTAR

Se você ler o fim de II Crônicas, verá que o que levou o povo a ser escravo por 70 anos na Babilônia foi viver em conformidade com o pecado, rejeitando os princípios e propósitos de Deus. O amor de Deus que nos justifica, sempre nos dá uma chance de restaurar nossa vida. Lendo Esdras 3:3 você verá que foi construído um altar a Deus. Uma forma de expressar gratidão e reverência àquele que é digno de louvor.

Você tem levantado altares a Deus? Esse povo aprendeu a voltar a honrar a Deus. Um altar é feito com atitudes de louvor. E louvor não é só música, como hoje está muito presente na nossa cultura gospel, louvor é uma vida. É um estilo de vida. Você deve viver em louvor a Deus.

O altar é feito de pedras, e no domingo a Pra Neusa Barbosa trouxe uma mensagem sobre Pedras vivas, e exemplificou os diversos tipos de pedras que as vezes somos (pedras de tropeço, pedras de morte, pedras de acusação…), temos que aprender a juntar todas essas pedras e fazer um lindo e maravilhoso altar a Deus. A SUA VIDA DEVE SER UM ALTAR A DEUS!

- TEMOS QUE PRIORIZAR O TEMPLO

Outra atitude tomada por esse povo foi priorizar. Antes de pensar em organizar comércio, negócios, leis, estatuídos da nação que estava sendo reconstruídos, eles priorizaram o templo. Eles começaram a construir um sonho, um projeto, assim como nós e nossas diversas construções. Eu usei como exemplo o próprio culto em que estávamos, era um projeto a muito tempo no coração da pastora daquela Igreja amiga, e pudemos receber mais de 100 pessoas para passar o dia todo na Igreja aprendendo da palavra de Deus.

Priorize o reino de Deus em tudo o que fizer.

E o que é o reino de Deus? Rm 14:17 diz – “porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”

Grande lição! Temos que não vivenciar só o palpável, aquilo que podemos pegar, como comida e bebida, priorizar a justiça, a paz e a alegria no Espirito Santo em todos os projetos da nossa vida.

- NÃO PODEMOS OLHAR PARA O ACUSADOR

Dificuldades sempre você vai ter que encarar. A forma como você encara essas dificuldades irá refletir a sua vitória. O judeus do livro de Esdras enfrentaram uma grave acusação, os povos que já moravam naquelas terras fizeram de tudo para impedir a reconstrução do templo e consequentemente daquela nação, leia Esdras 4 e veja que eles acusam o passado do povo judeu.

É assim na nossa vida, o diabo se faz presente nessas brechas que abrimos pra ele operar, quando damos valor as diversas acusações a nossa vida, dizendo que não podemos, não temos capacidade, que não podemos mudar, não podemos construir ou reconstruir algo.

Revista-se da presença de Deus para enfrentar essas situações. Porque Aquele que te começou boa obra em sua vida irá completá-la e te sustentará!

Lute, não se deixe vencer ou abalar!

- OUÇA A VOZ DOS PROFETAS

Durante esse difícil momento da reconstrução de Israel, dois profetas foram responsáveis por abrir o olho daquela nação, e trazer um avivamento.

Avivamento é uma expressão muito usada nos nossos, o que gera diversos significados. É inegável que houve avivamento nesse momento, já que Ageu profetizou duas importantes palavras a esse povo:

Ageu 1:4 - Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?

Ageu 2:7-9 - Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.

Palavras de grande força que levaram esse povo a colocar suas prioridades em dia. Voltaram seus olhos para Deus. Ouça a voz daqueles homens e mulheres de Deus que trazem palavras de ânimo, de avivamento a sua vida. São nesses momentos da nossa vida que vemos que Deus age através de pessoas que tem intimidade com Ele.

- SEJA OUSADO PARA PROCLAMAR ARREPENDIMENTO

A última lição que aprendemos, é através de Esdras, personagem que dá nome ao livro. Ele foi enviado para dar uma organizada geral na nação. E proclamou um arrependimento genuíno naquele povo. Através de quebrantamento, jejum, oração.

Você lê isso em Esdras 9 e Esdras 10, e aprendemos que temos que ser usados e ousados para falar de Deus e declarar sua justiça e graça a esse mundo. Você é alguem que pode ser usado por Deus e através da tua simplicidade trazer vida e restauração a muitas vidas. Temos que refletir a glória de Deus em nossas atitudes e assim as pessoas vão se voltar a Deus e reconhecer Nele aquele que perdoa nossos pecados e transgreções e nos chama para ser LIVRES.



JEREMIAS 29:10-13

Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente