Como Flechas na Mão do Valente - Parte I

Versículo Chave: “Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade” (Sl 127:4)

Para quem ainda não entendeu, o versículo fala que os filhos são como flechas na mão de um arqueiro, vão muito mais longe que o próprio arqueiro.
Trazendo este versículo para o Minis­tério de Dança, VOCÊ querido membro, é a flecha! E o arqueiro são as pessoas responsáveis por você: pais, prof° do Dep. Infantil, líderes, prof° da escola, etc... Alguns destes arqueiros, vem, fazem seu trabalho e logo seguem para cuidar de outras flechas (como as professoras do Dep. Infantil, por exemplo, que cuidam de suas flechas até que tenham idade para deixar a salinha e logo seguem para cuidar de novas flechas). Outros cuidam de suas flechas por quase toda a vida (como os pais), mas a função de todos eles é prepararVOCÊ para chegar o mais longe pos­sível, tanto na vida quanto na obra do Se­nhor, mas sempre mirando o alvo que é Jesus...
No Sl 127:4, temos dois personagens im­por­tantes, por isso nosso estudo se dará em duas partes: a 1ª falará sobre o VALENTE e a 2ª sobre a FLECHA. Comecemos a Parte I:



Na idade média, o arqueiro (valente) era usado para ataques a distância, fazendo o estrago inicial no exército inimigo... Quando os sol­dados da infantaria atacavam o ar­queiro se reti­rava, pois seu ataque poderia ferir seu pró­prio exército.
Na igreja, o louvor e a dança são os ata­ques a distância, os líderes são osarqueiros, o membro do ministério é a flecha e sua mi­nistração é o seu poder e a sua força como flecha (explicarei melhor no próximo estudo)... O pregador é o soldado da infantaria, pois é ele que atacará o inimigo de frente, com a palavra de Deus. É por isso que quando o pregador toma a palavra os louvo­res e as danças cessam, para que não preju­diquem a infantaria.
Assim como na idade média, os arqueiros das igrejas precisam de algumas característi­cas para um trabalho bem feito. O arqueiro:

Ø Necessita de treinamento para manejar bem seu arco (a dança ou o louvor), pois é através desse arco que suas flechas serão lançadas. O líder deve buscar aprender, por em prática, treinar, para saber o que esta fazendo. Se estiverdespreparado, poderá acertar qualquer outra coisa, menos o alvo certo e corre o risco de ferir outras pessoas.
·                     Exemplo: Se um líder despreparado, que  não procura aprender sobre a dança na igreja, ministrar uma coreografia com roupas inadequadas, pode fazer com que as pessoas se escandalizem... Ou seja, estará ferindo outras pessoas, por sua falta de treinamento!
Ø Precisa estar atento ao inimigo (Satanás), pois se estiver “viajando na maionese” po­derá ser pego desprevenido ou até mesmo perder algumas flechas; e isso é muito grave...O arqueiro é responsável por sua flecha, ou seja, o líder é responsável pelo membro... Ser pego desprevenido pode levar a queda dos membros. Lembre-se que o inimigo vem para destruir e quanto mais puder pegar num golpe só, melhor para ele..

Ø Precisa ter JESUS como alvo. Existem diversos tipos de alvos, alguns são prejudici­ais para a flecha (como bebidas e drogas), outros são bons, mas sem prêmios e sem vitória (uma vida tranquila, mas longe de Deus)... Somente um alvo é o certo, que garantirá a vitória, a salvação eterna e o galardão como prêmio, e esse alvo é Jesus!

Ø Precisa estar SEMPRE de olho no alvo, pois perder o foco é prejudicial para a flecha, que corre o risco de atingir o alvo errado... O líder precisa guiar a flecha ao alvo certo (Jesus) e se ele próprio não mantiver seus olhos no alvo, como poderá mirar e guiar a flecha para ele?

Ø Necessita ter braço forte para efetuar um bom lançamento (não basta apenas saber usar o arco). Braço forte quer dizer correção, ensino. Se o líder “passar a mão na cabeça” será como um arqueiro de braço fraco, sua flecha (ou seja, o membro) nunca aprenderá nada e não sobreviverá em sua jornada para o alvo, caindo a poucos metros de onde foi lançada.
MAS PORQUE PRECISO CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UM AR­QUEIRO, SE EU SOU UMA FLECHA?
No reino de Deus, toda flecha um dia se transforma em arqueiro e algu­mas pessoas podem ser flechas e arqueiros ao mesmo tempo (lideram e são lidera­dos)...


Um dia, VOCÊ será o arqueiro e pre­cisará estar preparado para lançar as flechas que o Senhor lhe der. Você já está sendo treinado, já está apren­dendo. Basta guardar este aprendi­zado e deixar o Senhor fazer o resto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente