Tatuagem e marcas no corpo (polêmica)


É pecado fazer tatuagem ou marcar o corpo?


Todos temos as nossas preferências, porém aquilo que não gostamos não implica necessariamente em pecado. Existem pessoas que não comem determinados alimentos e condenam aqueles que comem. A conduta cristã deve estar pautada na Bíblia. Só podemos generalizar uma preferência pessoal caso esteja fundamentada numa ordem Bíblica. Essa é uma das regras fundamentais da hermenêutica (interpretação) Bíblica.

Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. 1 Coríntios 10:23

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine. 1 Coríntios 6:12 

Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer acerca do tema em questão. Algumas traduções da Bíblia traduzem o texto de Levíticos 19:28 de modos distintos, vejamos:


Revista e Atualizada: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”

A Bíblia Ave Maria: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”

Nova Versão Internacional (NVI): “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR”

Para entendermos qual a tradução que melhor traduz o texto, precisamos trazer à tona o motivo de Deus ter ordenado o seu povo a não praticar essas ações. Os pagãos (aqueles que viviam sem Deus) tinham como parte da sua liturgia aos seus deuses a escarnificação dos seus corpos como forma de honrar os seus deuses e os mortos (BÍBLIA NOVA VIDA, 1990). 

Um exemplo dessa ação pode ser vista no confronto de Elias com os profetas de Baal. O texto descreve a atitude dos servos de Baal da seguinte forma: “E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue” (1 Reis, 18:28). Deus dá o mandamento justamente para prevenir o seu povo contra as práticas supersticiosas e idolatras dos pagãos. Logo, é nesse contexto que se deve interpretar Levíticos 19:28. Daí, as marcas no corpo dos pagãos eram uma forma de idolatria e de identidade pagã. 

Notamos que o problema não está no ato de se tatuar mas está no motivo.Qual o significado do simbolo tatuado? Qual o propósito? Observe os motivos que inspiram uma pessoa a querer fazer uma tatuagem. Geralmente ela quer aparecer, ou bancar a moderninha pois seus colegas "revoltados" também fizeram. As pessoas vão muito pela moda. Se um artista aparece na TV com uma roupa nova e diferente muitos imitam, assim como o corte de cabelo do jogador de futebol. Outras pessoas fazem tatuagem pois não estão satisfeitas com a aparência do próprio corpo. A brasileira não se sente bonita e 93% da população feminina acredita que o padrão de beleza estabelecido é intangível. Isso porque, na opinião da maioria exige muito dinheiro. Resultado: 5% já pensaram em desistir da vida. (Pesquisa do Grupo Datastore)

Tatuar o nome dos filhos ou do marido aparentemente não têm nenhum problema, mas se você reparar, a maioria idolatra a família, colocam aqueles adesivos enormes no carro tipo: "Eu amo fulano de tal" etc. A pessoa tatua o nome da família e depois vive brigando aos tapas, que amor é esse? E aqueles que tatuam o nome do companheiro e depois se separam? Puro sentimento carnal. O pior são as crianças que estão fazendo tatuagens indo pela cabeça dos colegas e até dos pais. Primeiro começa com um coração, uma flor... depois passa para os símbolos mais "pesados". Geralmente as pessoas que fazem tatuagem, logo escolhem ou sugerem os símbolos: serpente, escorpião, dragão, caveira, tribal… Quem se arrepende, tenta tirar a tatuagem com métodos agressivos e dolorosos, que não garantem a pele normal de volta. Nem o laser consegue tirar tudo em alguns casos. 
Existem profissionais de Recursos Humanos e principalmente proprietários de empresas que optam por não contratar pessoas tatuadas. Será que os pais ensinam isso para os filhos?

A importância dos símbolos: 

Desde a antiguidade que os homens pintam seus corpos para oferecerem culto às divindades, desenham figuras que simbolizam o deus a quem estão tentando agradar. Essa relação antiga entre pintar o corpo e o sagrado ainda é uma prática comum entre muitos povos. Existem muitas provas arqueológicas afirmando que tatuagens foram feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que se tatuavam em rituais ligados à religião.

Marcar a própria pele, significa algo muito profundo. Significa uma adesão irrevogável, é quase uma consagração. Do mesmo modo que um boi é assinalado com ferro quente com a marca de seu dono, assim a pessoa que marca um símbolo na sua pele deve entender que isso não é uma brincadeira, ela ficará marcada para sempre.

No Candomblé, o "bori" é a cerimônia que reforça a ligação entre o orixá e o iniciado. O abiã se senta numa esteira, rodeado de alimentos secos, aves, velas e objetos de seu orixá. Ajudado pelos filhos já feitos, o pai ou a mãe-de-santo sacrifica aves. O sangue é usado para marcar o corpo do noviço e para banhar as oferendas ao orixá.

Deus instituiu a circuncisão (corte na pele) como um sinal de aliança realizado com Abraão e seus descendentes. A circuncisão era um sinal exterior, um sinal da carne. Ao longo dos séculos, a circuncisão ritual ("bris milah") tem sido praticada pelos rabinos judeus (70 por dia em Israel). Também continua a ser amplamente praticada em todas as nações islâmicas (sem ser obrigatória).

Os símbolos podem ter uma importância muito grave,  pois “símbolos são o inteligível no sensível”. Uma tatuagem, ou um piercing pode conter, então, um símbolo, uma idéia. E na maioria das vezes, a tatuagem e o piercing simbolizam a rebelião contra os costumes da civilização cristã.

Durante os anos da Guerra Civil Espanhola, bastava um Padre levantar a mão com o punho cerrado, fazendo a saudação comunista, que lhe seria poupada a vida. Recusando fazer esse gesto simbólico de aceitação do comunismo, o padre seria fuzilado. Também durante as perseguições romanas, bastava aos cristãos colocarem um grão de incenso no fogo diante de um ídolo, para que o cristão fosse poupado da morte. Simples símbolos.
 666

O maior problema das tatuagens é que ela está sendo tratada como algo comum e que não trará nenhum problema no futuro. Mas nós sabemos que o mal usará essa estratégia para marcar os corpos durante a Grande Tribulação. A sociedade já está sendo preparada para isso. O apóstolo João viu os condenados, que serão "marcados" sobre a mão direita ou sobre a testa. Essa marca terá o nome da besta ou o seu número: 666 (Apocalipse 13.16-18). Alguns afirmam que será implantado uma espécie de "chip eletrônico" sob a pele. Isso não deixa de ser uma marca.

Mas alguém pode dizer: Os Hebreus circuncidavam a pele, ora, então eu posso me marcar também! Acontece que a velha aliança foi quebrada. Hoje vivemos na nova aliança, a circuncisão é no nosso interior:

Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras. Jeremias 4:4

Ou seja, não adianta nada ser marcado na pele e não ser marcado no interior:

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6

Essa é a marca dos da fé hoje:

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

De que adianta ser batizado nas águas (símbolo da converção do crente) e não ser selado com o Espírito Santo?

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:9

Essa é a marca final que os da fé terão:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12

CONCLUSÃO FINAL:

01- As tatuagens trazem sérios problemas pessoais e sociais, e hoje em dia, são inspiradas pelo mal para acostumar as pessoas a se marcarem com o "666" no futuro. (FATO)

02- É melhor ser uma pessoa tatuada, mas convertida e selada com o Espírito Santo, do que ser uma pessoa sem tatuagem, endemoniada e sem o selo do Espírito Santo. (FATO)

Mas pense bem, você prefere imitar os filhos de Baal ou os filhos da fé?


Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Hebreus 13:7

Comentários

  1. Muito bom o texto, apesar de bastante polêmico... Em geral eu acredito que muito mais vale seu interior que o exterior... Não é por ter uma tatoo que alguém será menos amada por Deus! Claro que eu não acredito que depois de convertido alguém queira tatuar um demônio no corpo... Mas conheço muitas pessoas tatuadas que são ricamente usadas por Deus, enfim... acaba sendo o "momento" em que a pessoa fez, se antes ou depois e "Qual simbologia" possui o seu desenho... Afinal Deus pode usar muito essas pessoas para evangelizar as novas gerações, e como a mensagem é pra ser espalhada para quem não conhece...
    Gostei bastante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente