Profissional; cada um na sua!


Já diz a letra do samba: "Cada um na sua onda Cada um na sua prancha Eu não vou lá no seu barco Tu não vem na minha lancha Cada um com seu cada um Deixa o cada um dos outros..." (e por aí vai!) Não se engane e não se deixe enganar! Professor de Educação Física é Professor de Educação Física; Médico é Médico; Fisioterapeuta é Fisioterapeuta eNutricionista é Nutricionista! ...Digo isto para alertar você que procura o serviço de um profissional de alguma destas áreas e também para você profissional de alguma destas áreas que tem invadido o que não lhe diz respeito. É um tal de Médico prescrever atividade física; Fisioterapeuta dando aula de personalem academias; Professor de Educação Física prescrevendo dieta... EU HEIN!!!!! Não estou dizendo que um não tenha conhecimento da área do outro, não é isto! até porque, todas são áreas da saúde e o trabalho multi e interdisciplinar é extremamente importante se pensarmos no melhor para o aluno/atleta/paciente/cliente, mas o problema tem sido a indiscriminação de alguns profissionais quando procurados por seus clientes, que ao invés de instrui-los corretamente explicando a especialidade de cada área, não! chamam toda responsabilidade para si e acabam exercendo a função de outro profissional, o que para mim deveras é exercício ilegal da profissão. Exemplo: Do mesmo jeito que eu fico injuriado quando alguém chega pra mim e diz,_Não não, meu cardiologista falou que eu tenho de fazer 45 minutos de esteira todo dia. ...Imagino que o Nutricionista também ficaria caso eu prescrevesse dieta para asinúmeras pessoas que me pedem! Neste exemplo citado, o mais correto seria o cardiologista orientar o paciente da seguinte forma: _Você precisar realizar atividades físicas, para isto procure um profissional da educação física e leve para ele este diagnóstico onde mostra que você apresenta um quadro X. ...daí em diante é o Professor de Educação Física quem deve prescrever a melhor e mais adequada atividade física de acordo com o quadro clínico do sujeito! ...Da mesma maneira, o Professor de Educação Física quando procurado por um aluno que quer uma dieta deve orienta-lo a procurar umNutricionista! O que é legal fazer e contribui muito com o trabalho multidisciplinarneste caso, é o Professor de Educação Física relatar em um documento asatividades que o sujeito vem fazendo e qual a periodização, o que de fato é uma informação importantíssima para o Nutricionista realizar um trabalho muito mais eficiente para o indivíduo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente