HIDROGINÁSTICA

Passo a passo para o plano de aula perfeito O plano de aula é um elemento obrigatório e muito importante no planejamento do programa de hidroginástica. Sem ele, seu programa de hidro está fadado ao fracasso. No entanto, muitas dúvidas surgem na elaboração do plano de aula, principalmente em professores iniciantes: Por onde começo? O que preciso planejar exatamente? Só exercícios é suficiente? Por isso, trazemos o passo a passo contendo os itens mínimos que cada plano de aula deve conter!
Primeiro passo: pensar no objetivo da aula! O objetivo do programa de hidroginástica e de cada aula é que comandam todas as nossas escolhas metodológicas! E importantíssimo: o objetivo de cada sessão precisa estar alinhado com o objetivo da sua periodização (planejamento a longo prazo)! Não adianta cada sessão ter um objetivo se esse objetivo não estiver alinhado com um planejamento maior a longo prazo! Por exemplo, se o seu objetivo para 6 meses de hidroginástica é melhorar a aptidão física dos alunos, o objetivo do primeiro mesociclo pode ser trabalhar a aptidão aeróbia dos alunos. Portanto, o objetivo das aulas desse primeiro mês deve estar alinhado com a melhora da aptidão aeróbia! Segundo passo: pensar em qual o tipo de treinamento que irá cumprir com o objetivo da sessão. Por exemplo, se o objetivo da sessão é trabalhar a aptidão aeróbia, não adianta pensar em um treinamento de força para a aula. Precisamos pensar em um treinamento aeróbio como principal componente para a sessão. Terceiro passo: pensar na estratégia de aula que será utilizada. Se vamos realizar uma sessão aeróbia, esse aeróbio será contínuo, intervalado, pirâmide? Precisamos definir! Quarto passo: pensar no tempo de duração da parte principal. Por quanto tempo iremos realizar o treino aeróbio? 30 min? 35 min? Precisamos definir! Quinto passo: definir a intensidade da sessão! Esse passo é, muitas vezes, esquecido! E isso pode comprometer seriamente todo o seu programa de hidroginástica! No exemplo da aula aeróbia, definimos que a aula será realizada na intensidade correspondente ao índice 13 da escala de Borg (esforço um pouco intenso), por exemplo. Sexto passo: selecionar os exercícios. A seleção dos exercícios é uma etapa muito famosa do plano de aula, mas repare em todas as etapas anteriores existentes! Nessa etapa, defina os exercícios que serão realizados considerando o nível de treinamento do aluno, o impacto articular de cada exercício, os grupos musculares ativados, etc. Sétimo passo: definição de equipamentos. Por fim, planeje se você utilizará algum equipamento durante a sessão.

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