Mordomia: A Condição Para As Bênçãos

Mateus 25.23: Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Todas as bênçãos das Escrituras Sagradas são condicionadas à obediência. O desobediente nada recebe, pois ele não tem compromisso ou aliança com Deus.
Você está lembrado de algumas bênçãos que dependem da nossa boa mordomia?
Quais são as características de um bom mordomo?
Pense nas áreas que Deus quer que você mude para ser um bom mordomo. Precisamos aprender a ganhar, doar, economizar e gastar.
A bênção de Deus pode ser experimentada plenamente através da boa mordomia. As Sagradas Escrituras nos provêem de muitos textos que nos ensinam que quanto mais formos fiéis, mais Deus confiará às nossas mãos. O Senhor busca mordomos fiéis para gerenciar riquezas no seu Reino.
Lembre sempre que após devolvermos o dízimo do nosso ganho, os 90% que "sobram" também pertencem ao Senhor. Quando reconhecemos a Jesus, O Cristo como nosso Salvador e Senhor, tudo o que somos e tudo o que temos pertencem a Ele.
Na história do Antigo Testamento vemos Deus sempre querendo que Israel tomasse posse de todas as terras prometidas a Abraão. Deus queria a prosperidade do seu povo. Israel nunca recebeu tudo o que Deus tinha para ele. Israel viveu a sua história aquém daquilo que o Bondoso Deus queria que desfrutasse na Terra Prometida.
Viveram sem usufruírem porque não obedeceram plenamente os princípios de Jeová. A obediência total traria todas as bênçãos de Abraão sobre os seus descendentes.
Agora vou transcrever alguns mandamentos, que obedecidos culminam em bênçãos sem medida:
Deuteronômio 7.12-13:
12 Será pois que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e fizerdes, o Senhor teu Deus te guardará o concerto e a beneficência que jurou a teus pais,
13 E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar, e abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Deuteronômio 15.4-5:
4 Somente para que entre ti não haja pobre; pois o Senhor abundantemente te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dará por herança, para possuí-la;
5 Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em fazer todos estes mandamentos que hoje te ordeno.
Deuteronômio 28.1-2:
1 E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te
ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus;
Deuteronômio 29.9:
9 Guardai, pois, as palavras deste concerto, e cumprí-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
Deuteronômio 30.9:
9 E o Senhor teu Deus te fará abundar em toda a obra
das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para bem, como se
alegrou em teus pais;
10 Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
No texto acima aprendemos que é nossa responsabilidade dar ouvidos à voz do Senhor atendendo à sua vontade e às Escrituras Sagradas. O texto também ensina que isso acontecerá quando nos convertermos ao Senhor Deus com todo o nosso coração e com toda a nossa alma.
Tudo indica que as bênçãos de Deus dependem muito mais do seu povo do que dEle mesmo. Como dizia aquele programa na TV: Você decide!
As Escrituras que seguem deixam isto muito claro:
Vamos deixar claro mais uma vez que as bênçãos de Deus dependem muito mais de nós que de Deus, como mostram as Escrituras abaixo, Deus mesmo declara essa situação e insiste para que escolham as bênçãos. Portanto caso você deseje as bênçãos de Deus deve fazer uma opção que de fato as quer e andar em obediência para recebê-las.
Deuteronômio 11.26-28:
26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
27 A bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
28 Porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Deuteronômio 30.15-16:
15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal.
16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Deuteronômio 30.19: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.
Há um princípio que norteia todo o Antigo Testamento:
A obediência conduz à bênção.
Jesus trouxe uma nova aliança e o princípio continua o mesmo. Isto é: Sem obediência não há bênção.
Isto vale também para as bênçãos na área das finanças. Vemos isso em muitas parábolas de Jesus.
Na parábola dos talentos em Mateus 25.14-30, e na parábola das minas em Lucas 19.11. Talentos e minas eram o dinheiro no Novo Testamento.
Talentos e minas eram "medidas" para calcular riquezas. No Brasil calculamos as nossas "riquezas" tendo por base o Real, porém alguns preferem o Dólar.
A mordomia é relatada em Mateus 25.14: Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
Aqui aprendemos que as "riquezas" pertencem a Deus e foram confiadas a nós. Devemos usá-las para sua glória e para honrar o Seu Santo Nome.
A mordomia aparece nas duas parábolas e mostram duas situações: Os mordomos fiéis administram com sabedoria e a eles foi confiado mais. Os mordomos infiéis administraram mau e foram penalizados.
Esse mecanismo de mordomia que libera a bênção de Deus é uma salvaguarda para nós. Deus busca mordomos fieis e diligentes a quem possa confiar suas riquezas e a quem possa administrá-lo com sabedoria.
Provérbios 10.22:
A bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores.
Não há segredo. A coisa é simples. Não haverá bênção para o administrador infiel e ponto final. Caso Deus abençoasse o infiel seria para ele gastar e desperdiçar o dinheiro nos seus próprios negócios impuros.
Analisemos a nossa mordomia com sinceridade de coração. Como temos tratado as riquezas de Deus em nossas mãos? A nossa vida financeira interessa ao Todo Poderoso Deus. Sabemos que o dinheiro em nossas mãos não nos pertence? Somos bons mordomos do dinheiro de Deus?
Precisamos entender que dinheiro pode evitar preocupações, porém quando é muito se torna o centro das preocupações. Os obedientes possuem o dinheiro e os infiéis são possuídos por ele.
Caso sejamos mesquinhos o muito significará pouco; para a nossa penúria, mesmo o pouco significará muito.
Alguém disse que o nosso modus vivendi é a ilimitada multiplicação de necessidades desnecessárias. Sim, sempre queremos mais e mais.
Não entendemos que uma grande fortuna é também uma grande servidão.
Diz um provérbio chinês que podemos ter dez mil plantações de arroz, porém só podemos comer uma tigela de arroz por dia. A nossa casa pode ter mil quartos, porém usamos menos de dois metros quadrados para dormir.
Pérola para a vida.
O mais rico não é o que mais tem, mas o que necessita de menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente