O Cristão com os pés no chão!


Bom dia com muita alegria e paz!

Efésios 6:10-20.

Um forte abraço,

TEMA: O CRISTÃO COM OS PÉS NO CHÃO!

Certamente vocês já ouviram, ou alguma vez até disseram: “Precisamos levar a vida com os pés no chão!” Com isto queremos dizer que temos que ser realistas, fazer o que é de bom senso, não procurar tapar o sol com a peneira, e sim, reconhecer a realidade de nossa vida, num mundo cada vez mais conturbado.
Paulo, o grande apóstolo, era um realista que sabia, através de experiências próprias, que as dificuldades e frustrações fazem parte do dia-a-dia de cada pessoa. Temos que viver no (!) mundo e para (!) o mesmo, não separados dele, como numa ilha, ou esperando apenas a vida futura, na gloriosa presença do Senhor. Por isso ele ensina em nosso texto, que o cristão:
I. Reconhece que sua vida é uma luta.
Paulo sentia isto na própria carne. Na segunda carta aos coríntios, no capítulo 11, fala dos seus sofrimentos e das perseguições, de que foi vítima, dizendo entre outros: “Estive na prisão por causa do anúncio do Evangelho, passei por perigos de morte, fui açoitado pelos judeus, apedrejado; sofri três vezes naufrágios; além de outros perigos por assaltos, perigos na cidade e no deserto, entre falsos irmãos; passei por fome e sede, frio e nudez”. Apesar de tudo isto, Paulo se gloriava, porque sempre sentia a presença confortadora e segura do Senhor ao seu lado.
Meus amados! A nossa luta, como cristãos, pode ser parecida ou diferente. Seja como for, também hoje os cristãos autênticos sofrem muitas vezes tentações, sofrem difamações ou calúnias, ou são colocados de lado pela sociedade que não entende sua maneira de viver conforme o Evangelho. Há hoje também a ganância, a corrida atrás do dinheiro a qualquer preço, mesmo contrariando todas as normas ou leis de um comportamento digno de uma sociedade civilizada. Neste mundo o cristão vive, ali ele é convocado em exercer sua vocação cristã, conforme a Palavra de Deus. Às vezes ele se sente sozinho e enfraquecido. No entanto, coloca seus pés no chão, e:
II. Adota para si a armadura de Deus.
Isto, pela fé, conforme o apóstolo Paulo explica. Ele diz: “Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do Maligno”. Com diversos detalhes Paulo descreve nesse texto a “armadura de Deus”. No tempo de Paulo a armadura usada pelos soldados consistia de um escudo, de uma espada e uma lança, bem como do capacete e de um conjunto de peças metálicas especiais para proteger as pernas. Com essa armadura os soldados se protegiam, se defendiam e enfrentavam os combates.
Para os cristãos, esta armadura significa receber o dom gratuito da salvação que Cristo obteve na cruz e em sua ressurreição. Significa viver uma vida em firmeza de fé, dentro da vontade do Salvador, vivendo e observando a sua Palavra, e não negligenciando a oração, como também a intercessão em favor de outros. Isto para que ele próprio, bem como os demais cristãos, inclusive seu guia espiritual, possam permanecer firmes na vivência e no anúncio da Boa Nova do Evangelho.
Mesmo assim o cristão às vezes se sente fraco e desamparado. Não é esta a realidade de nossa vida? Às vezes dizemos: “Ah, ninguém é de ferro. Não agüento mais. Estou no meu limite. Gostaria de desaparecer. Acho que vou entregar os pontos”. Querida Comunidade, irmãs e irmãos: é nestes momentos que podemos e devemos olhar pela fé para o Alto, e reaprender a:
III. Confiar no poder do Senhor.
O próprio texto convida a isto, dizendo, por exemplo: “Vocês podem estar firmes, podem resistir no dia mau contra as ciladas do mal, podem permanecer firmes no Evangelho. Vocês podem ser vencedores com o poder do Senhor, para obter, por Cristo, a vitória final”.
Hoje, neste culto, o Senhor vem a nós. Em cada celebração da Santa Ceia ele o faz. Assim também em outros momentos, para nos dizer: “Estou contigo. Confia em mim e na força do meu poder!” Nosso Deus não falha, mesmo quando não entendemos o seu agir. O seu poder realiza em nossa vida aquilo que a ele agrada e serve para o nosso bem-estar geral. Disto também fala o Salmo deste domingo (Salmo 34,15-22), bem como o Evangelho (João 6,56-69). Nestes textos os filhos de Deus são mostrados como os que muitas vezes sofrem, mas o SENHOR os ampara e fortalece; por isso eles continuam firmes no caminho do Bem.
Meus amados! É o meu desejo que Deus nos abençoe e fortaleça em nossa fé, para continuarmos constantes e alegres no caminho do Senhor. Oremos sempre com convicção e gratidão: “Pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre”.

Desejo, que a paz do trino e eterno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo sejam conosco. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente