Personal Trainer



Descrição do Cargo

Atua planejando, ministrando e avaliando individualmente atividades físicas para uma pessoa, visando a consecução de objetivos determinados e pré-combinados, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para uma atividade ou evento específico, etc. Pode atuar na residência do contratante, em espaços públicos (como parques) ou em espaços locados como salas de musculação e piscinas de academias ou clubes.

Formação Básica

Ensino Superior como Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Curso de no mínimo 4 anos. Profissionais que já atuavam nesta atividade até Setembro de 1995 podem se inscrever no CREF de sua região e trabalhar como provisionados.

Formação Adicional
Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Esportivo e/ou Avaliação Física são praticamente obrigatórias. Cursos de complementação e atualização em intervalos não superiores a um ano também são importantes.

Mercado de Trabalho
Em expansão, com a crescente conscientização da importância das atividades físicas para a saúde e qualidade de vida, e com as limitações de muitas pessoas atualmente de tempo e de deslocamento para freqüentar uma academia. Há uma forte tendência em incorporar atividades complementares como Yoga, dança, etc.

• Aspectos Favoráveis: É uma atividade muito lucrativa quando se consegue uma boa carteira de clientes. Como os horários são combinados casos a caso, uma conciliação com outras atividades sempre é possível, além de ser uma atividade sempre motivante pela exigência de criatividade e inovações.

• Aspectos Desfavoráveis: Montar uma boa carteira de clientes é algo que demora e exige planejamento, disciplina e muita paciência. Outro obstáculo é a aderência do cliente ao trabalho: qualquer impedimento do cliente (profissional, financeiro, pessoal) os treinos são interrompidos, o que torna esta atividade muito insegura.

Características Pessoais
Motivador, bom marketing pessoal, simpático e organizado.

Estratégias de carreira

• Vida acadêmica: Há cursos de Especialização em Personal acessíveis já aos estudantes. Atualmente existem muitas Pós Lato Sensu específicas sobre o assunto. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Dê importância para atividades como Musculação, Ginástica e um pouco de Natação. Adquira sólidos conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento e nutrição. É uma atividade onde um bom networking (rede de relacionamentos) é fundamental e isso se começa ainda na Faculdade. Estágios recomendados: Musculação, Ginástica e Natação.

• Vida profissional: Como é uma função essencialmente autônoma, não dependa de ninguém e procure montar uma estrutura como se você fosse uma micro empresa. Dê a máxima importância à manutenção e aumento de sua rede de relacionamentos, mantendo-a sempre bem organizada e atualizada no seu PC. Pesquise constantemente novos conhecimentos (clientes gostam de profissionais atualizados) e novas atividades, utilizando-as de modo a tornar seu trabalho o menos repetitivo e mais motivante possível. Selecione com muito cuidado os locais públicos ou academias que vai utilizar, de modo a otimizar a qualidade de seu atendimento. Mantenha sempre consigo cartões profissionais. Mantenha em seu micro também uma proposta atualizada de trabalho para ser impressa e enviada o mais rápido possível sempre que surgir a oportunidade.

O que é um Personal Trainer?

Para atuar como Personal Trainer é preciso ser um profissional de nível superior, graduado em Educação Física, que possui o conhecimento científico ligado ao desempenho e à performance humana. No aspecto legal de atuação, o profissional deve ter o registro junto ao Conselho Regional de Educação Física.

DEFINIÇÃO

Personal Trainer é uma palavra de origem inglesa, onde a palavra Personal significa individual, particular e a palavra Trainer significa treinador, então, o termo mais próximo em português seria Treinador Particular ou Treinador Individual.

O termo Personal Training, onde training significa treinamento, aprendizado, portanto temos Treinamento Particular ou Treinamento Individual.

Existem outros termos, que são utilizados para definir este profissional como: Vip Trainer, Professor Particular, Preparador Físico, Treinador Particular, Treinador Pessoal, Consultor Físico, Consultor de Fitness, entre outros.

Personal Trainer: O profissional

Personal Training: O trabalho realizado

O QUE FAZ

Prescreve e acompanha a execução de exercícios físicos, elabora programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva.
ONDE ATUA

Academias, onde o cliente se matricula, paga a mensalidade, mas tem a orientação e supervisão do Personal. Locais públicos (parques, clubes, ruas de lazer, praças e praias), Estúdios, centros ou clínicas de treinamento personalizado concebida como uma pequena academia de atendimento diferenciado, hotéis, flat's, condomínios, centros de estética, clínicas, "SPAs", centros de saúde e hospitais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente