Aulas de circo!


Aulas de circo!
Um aliado para combater o estresse e definir a musculatura!

A moda das aulas de circo já chegaram ao Brasil há algum tempo e vêm se popularizando rapidamente.
Além de queimar calorias, os exercícios circenses ajudam a definir a musculatura e também ajudam no combate ao estresse. As aulas no picadeiro não tem nada de monótonas, muito pelo contrário, os alunos extravasam e esquecem dos problemas do dia a dia.

A aula começa com um aquecimento especial principalmente para os braços, abdômen e pernas, que são as partes do corpo mais exigidas durante a aula. Depois é a vez do alongamento e por fim, a parte técnica. As aulas no picadeiro requerem muita força, equilíbrio e consciência corporal, por isso, o indicado é escolher um aparelho e se dedicar a ele.
O aparelho mais procurado é o tecido, onde dois pedaços de pano são usados para a realização dos movimentos. Outro aparelho popular entre os iniciantes é o trapézio, onde os alunos fazem acrobacias no ar. A lira é o aparelho onde as acrobacias são realizadas dentro de um arco preso ao teto por uma corda.

Outra opção para iniciantes é o monociclo, uma bicicleta com apenas duas rodas, e os malabares, que são garrafas, bolinhas e outros objetos usados para realizar os movimentos.
As atividades no solo também são bastante procuradas, mas é nessa modalidade que alguns alunos enfrentam as maiores dificuldades. Os alunos aprendem a fazer rolamento, parada de mão (bananeira), ponte e dar estrela. Alguns desses exercícios servem como aquecimento, na aula.
aula-de-circo-faz-bem-a-saude

Determinação, disciplina e perseverança são fundamentais para o sucesso da atividade circense. Sentir-se confiante e seguro para realizar os exercícios é muito importante, então fique atento aos equipamentos de segurança, como cintos, redes e colchões.

A variedade de aparelhos faz da aula de circo uma atividade completa. Nela você define os músculos dos membros inferiores, superiores e abdômen e de quebra ainda ganha flexibilidade, melhora a coordenação motora e corrige a postura.

Como em qualquer atividade física, o risco de lesões musculares existe, por isso lembre-se de seguir todos os procedimentos de segurança e alongar-se bem antes e depois das aulas.

Precisa de mais algum argumento? Então siga as dicas abaixo e comece a se cuidar!

1. O primeiro passo é fazer um check-up. Alguns exames, como o hemograma e o teste ergométrico, entre outros, vão mostrar sua condição física. Procure um médico.
2. Escolha um calçado que seja adequado para corridas. Dê preferência aos modelos com amortecedores e fique atento à sua pisada. Escolha aquele que ficar justo no pé, nem largo e nem apertado. Isso evitará lesões e bolhas.
3. Dê preferência às roupas leves e de tecidos apropriados. Existe modelos de camisetas, shorts e meias com tecidos especiais para reter o suor.
4. Alongamento sempre! Antes e depois da corrida. Alongar evitar que você sinta dores e principalmente, ajuda a prevenir as lesões.
5. Respeite o ritmo de seu corpo. Comece caminhando para ganhar ritmo. Logo você estará trotando e aí sim, correndo.
6. Fique atento à postura de seu corpo, braços e cabeça. O peito deve estar um pouco a frente do quadril, os braços semi flexionados e alternando com as passadas. A cabeça e pescoço devem estar eretos e o olhar deve ser no horizonte. Não se esqueça da respiração. Inspira pelo nariz, solta pela boca.
7. Hidrate-se durante a corrida. É importante que o líquido gasto através do suor sejam repostos mesmo em percursos menores.
8. Observe os batimentos cardíacos. Hoje a modernidade trás aparelhos que fazem isso automaticamente, com precisão e rapidez. Mas você pode usar a velha dica da pulsação no pescoço durante 1 min. marcado no relógio.
9. Alimente-se antes e depois de correr! A ingestão de carboidratos antes e de cereal ou fruta depois, potencializa os efeitos da corrida. Só tome cuidado com o intervalo entre a refeição e a corrida.
10. Escolha um local que melhor te agrade. A esteira tem a vantagem da regularidade no piso e no ritmo, e o ar livre tem a vantagem da paisagem!
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente