O Pão e seus segredos



Curiosidades

- O sal é uma dos ingredientes mais importantes do pão, não só pelo sabor, mas também porque normaliza a temperatura e faz o pão crescer. Tem a propriedade de puxar a água, então, não o use no inicio do preparo, para que não atrapalhe o processo de tirar o glúten de dentro da farinha.

- Após 15 minutos de repouso, a massa vai soltando o glúten sozinha. Só então, depois desse período, deve ser adicionado o sal pela primeira vez à massa.

- Durante os primeiros 10 minutos no forno quente, borrife a massa com água, utilizando um vaporizador, para que se forme uma crosta dourada e crocante.

- O melhor momento para se incorporar outros ingredientes à massa, como nozes, passas ou pistache, é logo depois da adição do sal. "Uma alternativa original é a utilização de arroz integral cozido, fica muito interessante."

O BEABÁ DO FERMENTO NATURAL

- Em um recipiente, acondicione figos secos ou passas com água filtrada. Mantenha em temperatura ambiente, até que comecem a se formar pequenas bolinhas, como um guaraná. Esse processo pode levar de dois a três dias. É o fermento de primeira fase de primeira fase, em que os micro-organismos ainda não são fortes o suficiente para fazer a massa levantar.

- Coe o líquido sobre um pano e dispense as frutas fermentadas. Agora é a vez de refrescar o fermento, adicionando farinha de trigo branca (se for orgânica, melhor ainda). Dessa forma, os micro-organismos vão começar a se alimentar do glúten, a proteína que fica no centro da farinha. Essa segunda fase pode durar de um a cinco dias, dependendo da quantidade de fungos nas passas e da temperatura ambiente.

- Reserve um quinto da massa do fermento para o preparo do próximo põ, juntando água e farinha de trigo até obter a mesma quantidade de fermento.

Curiosidade sobre o pão

Consumo de pão

- A Oraganização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50kg de pão em um ano. O país que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100kg de pão por ano. O país que mais se aproxima do ideal é o Uruguai, comendo em média 55kg/pessoa/ano.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque.Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalhoa que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos,sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcioshá 4.000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários, e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cervejapor dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado à água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre tumbas de reis que viveram por volta de 2.500 a.C.- As primeiras padariassurgiram em Jarusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL

Mordomia do Pensamento-Mente